Objetivo é incentivar as doações, além de facilitar o acesso dos participantes da campanha 'Estudantes Sangue Bom'Divulgação/Secom PMVR
As primeiras atividades dessa parceria acontecem nesta terça-feira (18), e na quinta-feira (20). No primeiro dia a van irá pegar doadores de diversos grupos comunitários, em local e horário marcados e já divulgados previamente à população. Já no dia 20, o veículo estará por conta do Colégio Interativo, que pela terceira vez participará da campanha de doação de sangue, através de seus alunos, colaboradores e amigos da escola.
A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, destaca que essa é mais uma parceria do Poder Público para ampliar o atendimento à população.
“Estamos, mais uma vez, unindo as diversas práticas presentes frente às demandas sociais realizadas em Volta Redonda, garantindo, assim, aumentar as possibilidades na prestação de serviços à população em situação de risco à saúde. Nosso objetivo é ampliar, cada dia mais, as parcerias com outros setores da administração municipal. Facilitar um ato que salva vidas, como a doação de sangue, faz parte do cuidado com a nossa população”, disse a secretária.
A assessora administrativa e responsável pela captação de doadores do Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, Cristina Maria Oliveira Teixeira, disse que a intenção é que a captação de doadores tenha um aumento de 25%.
“A nossa estimativa é que a gente consiga esse aumento de doadores através dessa parceria, possibilitando, assim, um estoque de sangue necessário para abastecer as seis unidades de saúde da região”, explicou a assessora administrativa.
Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores com 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis); estar em boas condições de saúde (quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não deve doar sangue); esperar dois dias, caso tenha sido vacinado contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac, e sete dias se foi vacinado contra a Covid-19 com outro imunizante.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.