Hub de Inovação é um espaço para oferecer consultoria gratuita para criar empresas inovadoras de tecnologia e sustentáveisCris Oliveira/Secom PMVR
O Hub de Inovação é um espaço dedicado a oferecer consultoria gratuita e especializada para empreendedores que desejam atuar em diversas áreas, ou que pretendem criar empresas inovadoras de tecnologia e sustentáveis, como as startups. A ideia é promover o exercício do empreendedorismo inovador e a realização de negócios, visando o desenvolvimento socioeconômico regional.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, destacou que o Hub de Inovação de Volta Redonda só foi possível graças aos parceiros e à financiadora do projeto, a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Ele celebrou o fato de Volta Redonda estar trilhando um caminho rumo à inovação, sendo a nona cidade a regulamentar uma lei para implantação da internet 5G no país, e a 12ª a implantar o “Sandbox” (termo em inglês utilizado para classificar um ambiente de testes para startups e empresas de inovação).
“Volta Redonda está no caminho do futuro. Este Hub de Inovação só foi possível, porque tivemos 19 entidades envolvidas. A inauguração de hoje é fruto de um trabalho coletivo, em especial à Faperj, que é a financiadora do projeto. Vamos ter aqui mentorias, palestras, capacitações, conexão de empresas e startups com universidades e investidores, então serão várias atividades de natureza de inovação. Queremos atrair todo tipo de público: pesquisadores, professores, alunos, startups e empresas”, ressaltou Sodré.
A UFF (Universidade Federal Fluminense) é uma das fundadoras do Hub de Inovação. O reitor da instituição, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, presente na cerimônia, elogiou o trabalho feito pelo prefeito Neto e o secretário Sérgio Sodré.
“Hoje celebramos a conquista do conceito de Tripla Hélice como um modelo de inovação em que a universidade/academia, a indústria e o governo interagem para promover o desenvolvimento por meio da inovação e do empreendedorismo. E é muito difícil de se fazer funcionar, mas foi possível graças ao trabalho do Sodré e sua equipe. A academia precisa entender a necessidade prática de resultados e o Neto dá um exemplo de uma gestão contemporânea, com novas soluções, promovendo a geração de renda, emprego, aumentando a arrecadação e consequentemente mais qualidade de vida à população”, destacou o reitor.
O prefeito Neto agradeceu as parcerias e lembrou que o Hub de Inovação é mais uma prova de que o Poder Público está trabalhando pensando no futuro da cidade.
“Sozinho a gente não chega a lugar nenhum e o Poder Público vem procurando parceiros constantemente. Volta Redonda está pensando no futuro. Assim como foi quando assumimos o governo, com a crise da Covid-19, os empresários se uniram e construímos 35 leitos médicos. Hoje, já estamos finalizando mais 35. A gente só tem a agradecer a todos os envolvidos por acreditarem no potencial de Volta Redonda. Este Hub de Inovação é um projeto maravilhoso. Não há município que cresça sem tecnologia e inovação. Sem dúvidas, hoje é um momento histórico de nossa cidade”, celebrou Neto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.