Unidades têm guardas municipais e policiais militares, que farão patrulhamentos pelas regiões e monitoramento de câmerasCris Oliveira/Secom PMVR
O local fica em frente à subprefeitura, entre as avenidas Retiro e Antônio de Almeida, e abrigará o Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), que possibilitará à prefeitura a contratação de 45 policiais militares para trabalhar em seus dias de folga. Na Base Integrada de Segurança Pública ficarão as viaturas do Proeis, onde estarão a bordo dois policiais militares e um guarda municipal. Eles farão patrulhamento todos os dias pelos bairros Retiro e Aterrado. Os agentes serão auxiliados por profissionais que ficarão na base, monitorando as 130 câmeras instaladas na região. O trabalho funcionará aos moldes do que já acontece com a “Operação Segurança Presente”, nos centros comerciais da Vila Santa Cecília e da Avenida Amaral Peixoto (Centro), que já monitoram 100 câmeras.
Neto destacou que seu objetivo é fazer de Volta Redonda uma cidade referência para outras na segurança pública. Para isto, além do Proeis, que será expandido para outros bairros, a prefeitura está investindo na instalação de um Batalhão de Ações com Cães (BAC) no Roma. A iniciativa também é uma parceria do Poder Público com a Polícia Militar.
“Agradeço muito às forças de segurança e ao Governo do Estado. Volta Redonda precisa muito dessa ajuda e a participação do Poder Público é importante. O governador Cláudio Castro tem sido o maior parceiro da história do município. Vamos levar o Proeis a todos os bairros possíveis e ampliar o número de viaturas. Por isso, é importante termos pessoas que trabalham e se dedicam por Volta Redonda; tenho certeza de que com o Munir na Alerj vamos conseguir expandir essa e outras parcerias com o governo estadual. Obrigado à toda população de Volta Redonda. Nós vamos fazer da nossa cidade um lugar que todos sonhamos viver um dia, com muita segurança”, destacou.
Sobre a expansão do Proeis e das bases integradas por Volta Redonda, o secretário disse que acredita que, de forma planejada, o objetivo de uma cidade mais segura será alcançado. “Estamos escolhendo os bairros mais afastados e que acabam tendo uma deficiência em segurança pública. Queremos agregar mais efetivo e mais segurança a estes bairros para que o número de crimes reduza”, afirmou.
O coordenador do Proeis, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, elogiou a participação da prefeitura na gestão da segurança pública e comentou sobre os avanços que o programa pode ter em Volta Redonda. “É fundamental a participação da prefeitura na questão da segurança pública. É um tema de suma importância para a qualidade de vida dos moradores. A segurança impacta diretamente na economia, mobilidade urbana e educação. A implantação desta base abre a oportunidade de expansão do programa a outros bairros”, falou.
O comandante do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar), coronel Ronaldo Martins, agradeceu à prefeitura pelo reforço no policiamento. “Entendemos a dificuldade e agradecemos à prefeitura, que vem sempre buscando por mais efetivos, mais policiamento, mais ostensividade para a Polícia Militar. Pretendemos, com este reforço no policiamento, melhorar o ir e vir da população de Volta Redonda”, ressaltou Martins.
[O deputado estadual eleito Munir Neto também esteve presente na inauguração e destacou que está à disposição das forças de segurança pública e da população, para lutar pelo fortalecimento de Volta Redonda e do Sul Fluminense. “Dia 1º (fevereiro) nós assumiremos na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e nos colocamos à disposição para fazer uma Volta Redonda cada vez melhor e um Sul Fluminense mais forte”, disse.
Além dos já citados, estiveram presentes familiares do homenageado subtenente PM Marcelo Araújo, vítima de Covid-19 em janeiro de 2021; representantes das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal; da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), vereadores e membros da sociedade civil organizada, entre outros.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.