Ações de circo, cinema, atividades de dança, literatura e batalhas de passinho vão agitar a festa literária no Colégio Estadual Arruda Negreiros. O evento, que será no dia 11, às 9h, vai marcar o fim do ciclo do projeto Sarau V, que acontece desde março em três escolas de Nova Iguaçu.
Durante cinco meses o Sarau V passou pelo Ciep Alberto Pasqualini, pelo Arruda Negreiros, e no Colégio Estadual Engenheiro Arêa Leão, dialogando com os alunos por meio de ocupação, oficinas – de passinho, hip-hop e escrita criativa – saraus itinerantes, e encontros.
O projeto começou em 2013, através da estudante de letras Janaína Tavares, inspirada pelo Sarau Apafunk (Associação dos Profissionais e Amigos do Funk). O objetivo era minimizar a violência e ocupar os espaços urbanos com cultura, arte e debates políticos.
“Nosso foco é fazer com que as instituições de ensino tenham mais eventos culturais e que haja mais interação com a realidade dos alunos, de maneira que eles se sintam representados. A cultura de rua precisa ter mais visibilidade nas escolas”, disse Janaína.
Antes de chegar às escolas da cidade, o Sarau passou por praças e ruas. "A Praça dos Direitos Humanos passou a ser palco de ações culturais de coletivos. Depois de três anos nos espaços públicos, vimos que era hora de ocupar a sala de aula", contou a idealizadora do projeto.
Na festa literária, além das atividades, haverá ainda a apresentação do cantor de funk Mano Teko, fundador do Sarau Apafunk. A entrada é gratuita e aberta ao público.
O Colégio Estadual Arruda Negreiros, fica na Rua Aderbal da Fonseca, bairro Santa Eugênia.