Mais de 120 alunos fizeram atividades de relaxamento em cinema - DIVULGAÇÃO
Mais de 120 alunos fizeram atividades de relaxamento em cinemaDIVULGAÇÃO
Por RAFAEL NASCIMENTO

Quem for fazer o Enem hoje, deve ficar ligado no site do DIA porque, após o exame, professores do curso ProEnem vão comentar as questões e divulgar o gabarito extraoficial. No primeiro dia de maratona de provas, que só termina no próximo domingo, as disciplinas são português e ciências humanas e redação. Aliás, ontem, o Supremo Tribunal Federal invalidou a regra do Ministério da Educação em zerar a redação do candidato que desrespeitar os direitos humanos.

No Estado do Rio, quase 500 mil pessoas se inscreveram para o exame, que será realizado às 13h30. Mas os alunos devem chegar com antecedência, pois os portões fecham às 13h. O candidato que começar o exame antes do horário determinado ou sair da sala sem acompanhamento de um fiscal depois das 13h será eliminado.

E na véspera do exame, nada de encarar os livros. Ontem, estudantes do Centro Educacional da Lagoa (CEL) lotaram o cinema do Norte Shopping, em Del Castilho, para exercícios de relaxamento e atividades mais descontraídas. "Viemos aqui para relembrar algumas coisinhas. Estudei e estou muito confiante. Agora é chegar lá e fazer o que nos foi ensinado", contou Lucas Delate, de 18 anos, que tentará o curso de Física na UFRJ. Guilherme Rodrigues, 17, que pretende cursar História, aprovou o 'aulão'. "O objetivo é sempre deixar a gente relaxado e tranquilo para prestarmos uma boa prova".

O conselho para hoje de quem entende do assunto, os professores, é deixar tudo organizado com antecedência para evitar atraso no exame. "É preciso ter calma, concentração e foco. Essas são as três fórmulas para uma boa prova", apontou Victor Novaes, coordenador do CEL. No Enem, é obrigatório usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. O aluno também deve levar um documento oficial de identificação com foto. Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados devem estar com embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.

A divulgação oficial do gabarito será dia 16. A transmissão do resultado não oficial, pelo ProEnem, será após a prova, com acesso pelo site odia.ig.com.br.

Você pode gostar
Comentários