
Oferecer atendimento jurídico gratuito e garantir aos estudantes o exercício forense. São os principais objetivos do Núcleo de Prática Jurídica da Unigranrio (NPJ-Caxias). Criado em 1997, o escritório modelo já realizou cerca de 15 mil atendimentos nas áreas cível, penal, trabalhista e de família. Os processos ficam com alunos do 7º ao 10º período do curso de Direito, sob orientação dos professores da instituição.
De acordo com Júlio Abraham, um dos fundadores e coordenador do NPJ, os estudantes ficam responsáveis por participar das várias etapas processuais. Eles atuam na confecção, distribuição e acompanhamento, além da audiência de finalização dos processos. O objetivo é garantir 'bagagem' aos futuros advogados, unindo teoria e prática jurídica.
"Fazemos cerca de 120 atendimentos mensais nas áreas cível, penal, trabalhista e de família. Tal prática, aliás, serve de ensinamento para os nossos alunos, tornando-os aptos ao exercício da profissão", destacou Abraham.
Conforme o coordenador do NPJ, a maior procura pelo escritório modelo é de pessoas que buscam solucionar questões ligadas ao Direito da Família divórcio, investigação de paternidade e pensão alimentícia, entre outros. "Prestando o serviço, a universidade está fazendo um papel social junto à comunidade. É a Unigranrio fazendo a sua parte", avaliou Júlio Abraham, acrescentando que o NPJ-Caxias fica na Rua Major Frazão, 181, bairro 25 de Agosto.