Alimentos mais saudáveis

Feira da Roça, de Nova Iguaçu, completa 11 anos de atividades

Por

Produtores locais se reúnem na Praça Rui Barbosa, no Centro, para oferecer frutas, legumes e verduras
Produtores locais se reúnem na Praça Rui Barbosa, no Centro, para oferecer frutas, legumes e verduras -

Em tempos em que muitos procuram manter uma alimentação saudável, as feiras de produtos orgânicos são verdadeiros oásis nos grandes centros urbanos. Em Nova Iguaçu, por exemplo, uma opção é a Feira da Roça, que acaba de completar onze anos de atividades. Realizada duas vezes na semana às quartas e sextas , conta atualmente com 26 pequenos agricultores familiares de diversos bairros da cidade.

Segundo Elias Benício da Silva, coordenador da Associação Feira da Roça de Nova Iguaçu (Aferni), os pequenos produtores do município comparecem todas as semanas na Praça Rui Barbosa, no Centro, para oferecer frutas, legumes e verduras. "São agricultores de vários bairros, como Tinguá, Campo Alegre e Marapicu. Eles produzem aipim, banana, jaca e muito mais", valorizou.

Dono de um sítio em Tinguá, Elias Benício da Silva foi um dos primeiros agricultores da cidade a trabalhar na feira, em 2002, ainda informalmente. Ele lembra que a formalização aconteceu somente quatro anos depois. Desde, então, oferece aipim e, ultimamente, procura diversificar a produção. Tanto que tem investido também nas frutas. "Tenho cupuaçu, pupunha, castanha-sapucaia, jaca, entre outros", destacou o produtor.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários