Voltado para profissionais em busca de qualificação ou que pretendem entrar no mercado de trabalho, o 'Primeiro Seminário de Verão Unigrario' acontece na sexta-feira e nos próximos dias 30 e 31, com palestras gratuitas nas áreas de Gestão de Negócios, Direito e Saúde. Os encontros acontecem nos campi Lapa e Barra da Tijuca da Unigranrio. Os participantes recebem certificado de conclusão após as palestras.
Nas conferências relacionadas ao Direito, destaque para o painel 'Compliance como instrumento de combate à corrupção', que será ministrada por Fábio André Guaragni, procurador de Justiça do Ministério Público Estadual do Paraná. "O 'compliance' é um conjunto de regras adotadas por empresas e pela administração pública que têm o objetivo de combater a ocorrência de quadros de criminalidade sistêmica nas organizações, que inclui corrupção", explica o procurador.
Na palestra, Fábio Guaragni chamará atenção para a necessidade de empresas nacionais investirem no setor de 'compliance'. Segundo o especialista, é uma tendência hoje as multinacionais estabelecerem parceria apenas com empresas que tenham um setor consistente. Para o procurador, o Brasil ainda engatinha no segmento. "O país corre o risco de ficar de fora do cenário global de negócios sadios. O 'compliance' hoje é uma estratégia de sobrevivência das empresas", diz.
Segundo Guaragni, não há uma receita de bolo a ser seguida para um programa eficaz de 'compliance'. Os mecanismos de combate ao crime vão variar de acordo com a atuação e tamanho da companhia e o grau de instrução de seus funcionários, entre outros fatores. "Se a empresa é uma mineradora, é normal que o setor de 'compliance' se preocupe com crimes ambientais", exemplifica.
As palestras do procurador serão na Barra (dia 30) e na Lapa (dia 31), às 19h.