Empresa de canetas Compactor é alvo de operação da Polícia Civil - Reprodução / Divulgação
Empresa de canetas Compactor é alvo de operação da Polícia CivilReprodução / Divulgação
Por O Dia

Rio - Policiais da Delegacia de Defraudações (DDEF) realizam, na manhã desta quinta-feira, uma operação para investigar a suspeita de fraude na divulgação da situação econômica-financeira na empresa de canetas Compactor, fundada por alemães no estado. O crime teria ocorrido no processo de venda de cotas sociais da companhia, uma das maiores do setor no país.

São cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da companhia, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e na casa de quatro diretores da empresa: Susanna Buschle Romariz, presidente da Compactor, Erich Paulo Buschle, também cônsul da Áustria para o Rio de Janeiro, Estefanie Hermine Buschle e Alberto da Piedade Ribeiro. Susanna, Erich e Estefanie são filhos do fundador da companhia, o alemão Erich Buschle. 

Polícia cumpriu mandados de busca e apreensão em pessoas ligadas à empresa de canetas Compactor - Divulgação

Os investigadores recolheram documentos e informações armazenadas em computadores. Quatro peritos da Polícia Civil participaram da operação e fizeram uma auditoria in loco na sede da empresa. O objetivo da ação é fazer uma perícia contábil e uma devassa na documentação da companhia, avaliando todas as transações e sistemas de controle.

As investigações, realizadas em parceria com a promotora Elisa Pittaro, titular da 11ª Promotoria de Investigação Penal de Nova Iguaçu, apontam indícios de que os executivos da fabricante de canetas, fundada nos anos 1950, ocultaram e falsificaram informações contábeis e sobre o patrimônio da empresa, prestadas à companhia alemã PJ Edding International, acionista desde 2014.

Após adquirir 26,23% das cotas sociais da Compactor, a Edding passou a solicitar informações financeiras da sociedade alienada e constatou que houve ocultação do patrimônio e falsificação dos dados fornecidos desde então.

Uma análise contábil já realizada pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado do Ministério Público concluiu que ocorreram irregularidades nos demonstrativos financeiros do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2014, entre elas, postergações de despesas do ano em exercício para o ano seguinte e reavaliação de bens do ativo imobilizado posterior ao período permitido pela legislação.

A polícia apura, agora, se houve dolo na inserção de informações econômicas falsas em prospectos, balanços, comunicação ao público ou à assembleia e na ocultação fraudulenta de fatos relativos às condições financeiras da Compactor. "A investigação realizada até o momento confirmou que houve irregularidades na Compactor. O que a perícia contábil vai nos responder a partir da análise das provas arrecadadas nessa operação de busca e apreensão é se ocorreram erros provocados por má gestão ou se foram fraudes intencionais, configurando, assim, prática de delito”, ressaltou a delegada Patrícia de Paiva Aguiar.

 

Você pode gostar
Comentários