Por LUCIANA BARCELLOS

Rio - Os mais de 173 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura do Rio recebem hoje o salário de janeiro. Como o prefeito Marcelo Crivella afirmou na semana passada, em vídeo postado em sua página oficial no Facebook, o pagamento foi antecipado em um dia. Pelo novo calendário municipal, que foi alterado por decreto em dezembro, o depósito seria realizado amanhã, no quinto dia útil.

Os cerca de 87.500 mil funcionários ativos do município vão receber R$281.962.854,62 referentes à folha líquida da administração direta. Também serão depositados em torno de R$300 milhões aos cerca de 70 mil aposentados e 15 mil pensionistas. Até o fechamento da Coluna, a Casa Civil ainda não tinha o total da administração indireta (30 mil).

O adiantamento dos vencimentos em um dia confirma a disposição do prefeito de antecipar o pagamento dos salários do funcionalismo municipal. À Coluna, Crivella confirmou também a intenção de retomar o antigo calendário de vencimentos e voltar a pagar no segundo dia útil os funcionários ativos, e até o primeiro dia útil o pessoal inativo e pensionistas, como era realizado anteriormente. "Como dependemos do fluxo de caixa, não podemos afirmar categoricamente que atenderemos imediatamente a antecipação para o 2º dia útil, mas a prefeitura trabalha para antecipar de modo a voltar a pagar nesta data o quanto antes", adiantou o prefeito.

Pelo novo calendário de pagamento, o depósito de dezembro deveria ser efetuado no sétimo dia útil e os demais meses seriam realizados até o quinto dia útil. No entanto, desde janeiro que a administração municipal vem antecipando os vencimentos.

Sindicalistas protestam no Santos Dumont
Publicidade
Cerca de 30 pessoas do Movimento Frente Rio fizeram um ato contra a Reforma da Previdência, ontem pela manhã, no Aeroporto Santos Dumont. A intenção foi pressionar os parlamentares que voltavam para Brasília para que votem contra a proposta do governo.
Segundo André Ferraz, diretor da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Estado do Rio (Asservisa), uma das 60 entidades que compõe o movimento, o protesto foi um sucesso. "Foi um ato ordeiro, com panfletagem, marchinha de Carnaval, divulgação da lista dos deputados indecisos e agradecimento aos deputados que já declararam votos contra essa "Desforma Temerária da Previdência. Também convidamos a população sobre o Dia Nacional de Lutas marcado para dia 19", afirmou.
Publicidade
No Rio, um dos parlamentares abordados foi Glauber Braga (Psol), que elogiou o ato. "É mais do que legítimo e necessário para que não seja aprovado o desmonte da Previdência. Hoje o governo não teria os 308 votos para aprovação, mas estão jogando pesado."
Publicidade
Entidades cobram do Estado nomeações de policiais
A nomeação de 96 papiloscopistas policiais que já concluíram o curso na Academia de Polícia, assim como a convocação e matrícula dos 248 oficiais de cartório policial e outros 220 papiloscopistas policiais foram cobradas na terceira audiência de mediação realizada entre o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio (Sindpol-RJ) e a Coligação dos Policiais Civis (Colpol-RJ), junto com o Ministério Público, o Ministério Público do Trabalho da 1ªRegião, e o governo do estado.
Publicidade
O objetivo da mediação, proposta pelos sindicatos durante a greve que ocorreu entre janeiro e abril do ano passado, foi buscar apoio dos órgãos para os problemas enfrentados como a falta de efetivo e condições de trabalho, atrasos de salários, entre outros. "Queremos que o Estado faça um cronograma e se comprometa. Sabemos que não será fácil, mas tem que ter um planejamento", afirma Marcio Garcia, presidente do Sindpol. Esta semana, será realizada nova reunião entre o MP e a Secretaria da Casa Civil. "Devemos ter uma resposta após o Carnaval", conclui.
Você pode gostar
Comentários