Rio - O Tecnobloco levou uma multidão para as ruas na madrugada desta Quarta-feira de Cinzas. Não autorizado pela Riotur, o bloco secreto causou transtornos por quem passava pelas vias nesta manhã. Divulgada apenas às 22h desta terça-feira, a concentração estava marcada para sair na Praça da Bandeira, a 1h desta quarta. No entanto, milhares de pessoas começaram o cortejo na Quinta da Boa Vista.
De acordo com o Centro de Operações, algumas vias foram interditadas durante a passagem do bloco, como as avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas, a Rua Afonso Cavalcanti, o Túnel Rio 450 e o Aterro do Flamengo. A Polícia Militar e a CET-Rio foram acionadas para os locais. Às 9h30, a corporação informou que os PMs ainda estavam acompanhando o grupo.
Por meio das redes sociais, os foliões publicaram vídeos e fotos mostrando a multidão pela cidade. Procurada pelo DIA, a Riotur reforçou que o bloco não fazia parte da lista de cortejos inscritos e autorizados. Por isso, o órgão disse que não disponibilizou uma operação no local.
"A Prefeitura não pode impedir um grupo de pessoas de sair as ruas. Mas a falta de inscrição dessas manifestações clandestinas perturbando a ordem pública. À Riotur cabe aceitar a inscrição dos blocos que desejam participar do Carnaval de Rua da cidade e oferecer a operação de serviços como Comlurb, Guarda Municipal, Ordenamento, CET-Rio, banheiros, cercamento de canteiros, entre outros, para a realização dos cortejos. A autorização para o desfile do bloco cabe à Polícia Militar e aos Bombeiros. Não consideramos esse grupo e outros grupos nas mesmas condições como parte do Carnaval de Rua do Rio, é um caso de desordem e os organizadores merecem ser responsabilizados", completou.