Shopping Tijuca: aparelho para detectar febre - Divulgação
Shopping Tijuca: aparelho para detectar febreDivulgação
Por Marina Cardoso

Mesmo em meio à crise econômica, os shoppings centers do país registraram aumento de faturamento de 6,2% em 2017 na comparação com o ano anterior. De acordo com dados do Censo Abrasce, pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com o Grupo de Estudos Urbanos (GEU), o setor encerrou dezembro com faturamento de mais de R$ 167 bilhões.

Segundo o estudo, a principal explicação para o bom resultado está na diversificação de serviços oferecidos pelos shoppings, que deixaram de ser apenas locais de compra e passaram a investir mais em opções de lazer e entretenimento.

Como resultado da estratégia, as empresas que administram os shoppings conseguiram atrair mais visitantes para os centros comercias, que receberam 460 milhões de pessoas em 2017, o que representa um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior.

Atualmente, o Brasil conta com 571 shoppings centers, que somam 102.300 mil lojas e 15,5 milhões de metros quadrados dedicados ao comércio e serviços. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers, a expectativa é que as inaugurações aumentem este ano, quando está prevista a instalação de 23 novos empreendimentos até dezembro. Em 2017, foram inaugurados 12 centros comerciais.

"O setor de shopping centers é resiliente, principalmente em razão de estratégias consistentes e profissionalismo dos empreendimentos. Além disso, o balanço positivo reflete a mudança no comportamento do consumidor, que está retomando a confiança financeira e está disposto a gastar mais", afirma o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

MAIS EMPREGOS

A indústria de shopping centers representa 2,57% do PIB, o que reflete no número de empregos no setor. Em 2017, foram registrados mais de um milhão de novos postos de trabalho, 1,27% a mais do que no ano anterior.

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