Chamas atingiram Centro de Entrega de Encomendas em Jacarepaguá - Reprodução / Jacarepaguá Notícias RJ
Chamas atingiram Centro de Entrega de Encomendas em JacarepaguáReprodução / Jacarepaguá Notícias RJ
Por JONATHAN FERREIRA

Rio - Um incêndio de grandes proporções destruiu o centro de abastecimento dos Correios, na Estrada do Tindiba, no Pechincha, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, na madrugada desta sexta-feira. Ninguém ficou ferido, mas as chamas destruíram toda a estrutura, veículos e cerca de nove mil encomendas foram perdidas, que desabou. As causas ainda são desconhecidas.

O fogo começou por volta das 2h e explosões foram escutadas na região. Bombeiros de três quarteis deram apoio aos militares de Jacarepaguá. Pelo menos seis veículos que estavam estacionados no espaço também foram destruídos. Na manhã desta sexta-feira, as chamas já tinham sido controladas e os bombeiros faziam o trabalho de rescaldo.

Nove mil encomendas perdidas

Em nota, os Correios cerca de nove mil encomendas foram perdidas no incêndio. A unidade atendia os bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Os donos de encomendas que foram perdidas no incêndio serão indenizados.

No prazo de cinco dias úteis, os Correios lançarão a informação "Extraviado" no sistema de rastreamento do site da empresa para as encomendas que foram destruídas pelo fogo. Após verificarem essa informação no site, os clientes deverão registrar uma reclamação por meio dos canais de atendimento dos Correios para serem indenizados. 

Segundo a instituição, algumas encomendas destinadas para o centro e que constavam como "encaminhadas para o CEE Jacarepaguá" ainda não haviam chegado à unidade. Parte delas está pronta para expedição no Centro de Tratamento Encomendas de Benfica, mas ainda não foi transportada até o local.

Os Correios pedem para que os remetentes das entregas aguardem o lançamento da informação "Extraviado" no sistema de rastreamento para confirmar a perda da encomenda no incêndio.

Os Correios farão esforços para manter a entrega de encomendas na região, com o remanejamento de funcionários os Centros de Distribuição Domiciliária mais próximos. Essas unidades irão entregar parte das encomendas que seriam direcionadas ao CEE Jacarepaguá. A distribuição de correspondências não será afetada.

Como obter o ressarcimento

O consumidor que tiver seu produto perdido no incêndio poderá pedir ressarcimento na Justiça. Segundo o presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB, Eduardo Biondi, em caso de compras efetuadas em sites nacionais ou internacionais, o cliente deverá comprovar valor por meio da nota fiscal ou de e-mails enviados pela loja. "O rastreamento no site dos Correios também é uma prova, pois garante que o produto estava sob a responsabilidade da empresa", ressaltou.

As encomendas que foram enviadas como presente deverão conter a descrição e o valor do produto em declaração no ato da postagem. O consumidor é responsável por comunicar o preço do produto. Esse documento garantirá o ressarcimento integral da mercadoria. Caso o valor não tenha sido declarado, os Correios irão pagar apenas a taxa padrão do seguro (R$ 50, comum, ou R$ 75, Sedex). Segundo os Correios, quem comprou produto pela internet deverá entrar em contato com a loja virtual para solicitar um novo.

 

 

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