Projeto está sendo realizado pelos próprios foliões com coordenação do ativista ambiental Tião Santos e busca atender às políticas nacional e municipal de resíduos sólidos - Divugação
Projeto está sendo realizado pelos próprios foliões com coordenação do ativista ambiental Tião Santos e busca atender às políticas nacional e municipal de resíduos sólidosDivugação
Por O Dia

Rio - Por meio de um trabalho de educação ambiental, um grupo de dez catadores de materiais recicláveis tem distribuído 40 mil sacolas, com explicações sobre o descarte correto do lixo para aqueles que vão à Sapucaí durante os desfiles de Carnaval.

Iniciado na última sexta-feira, completa o quarto dia de atuação na madrugada de segunda-feira. O projeto está sendo realizado pelos próprios foliões com coordenação do ativista ambiental Tião Santos e busca atender às políticas nacional e municipal de resíduos sólidos. "A nossa expectativa é reciclar cerca de 45 toneladas de materiais, o que representaria uma redução de 35% dos resíduos gerados no Sambódromo", afirma Santos.

Ao todo, são 53 trabalhadores, entre catadores de materiais recicláveis, ajudantes e motoristas, divididos em dois turnos. Apesar do recolhimento de lixo durante a folia ser de responsabilidade da Comlurb, o material coletado no projeto será encaminhado para uma área próxima ao Sambódromo e recebido por cooperativas vinculadas à Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho.

Os recicláveis são enviados às empresas que compram esses itens e transformam em produtos que serão comercializados novamente. A iniciativa, que é uma realização da Liesa e do Movimento ‘Eu Sou Catador’, conta com o patrocínio da rede Champion Fried Chicken e da ESTRE Ambiental e apoio da Comlurb, Riotur e Coopama.

Reportagem da estagiária Júlia Carvalho, sob supervisão de Adriano Araujo

Você pode gostar
Comentários