Profissionais da Educação e Saúde estão sendo treinados em Angra para atuar na prevenção de violências autoprovocadasFoto: PMAR

Angra dos Reis - Como parte das atividades do Setembro Amarelo, a coordenação de Saúde Mental, da secretaria de Saúde do município promove hoje (15) o Fórum de Saúde Mental. O evento acontece no Centro de Estudos Ambientais (CEA) até às 17h.
Durante a manhã foi realizada uma capacitação com profissionais da Educação  por meio de palestra com o tema “Abordagem do suicídio para profissionais não psicólogos”, ministrada pela psicóloga Letícia Campos, do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi). Durante a tarde, a mesma palestra será realizada, voltada para profissionais da área de saúde.
O Setembro Amarelo é o mês de conscientização sobre saúde mental e prevenção de violências autoprovocadas. Os problemas abordados envolvem depressão, ansiedade e, em casos mais graves, tentativas de suicídio. As ações que compõem a programação envolvem diversos setores da prefeitura, principalmente os da área de saúde.
A Organização Mundial de Saúde estima que 70% dos casos de pessoas que tiram a própria vida possuem causas evitáveis e aponta o acolhimento e a escuta qualificada como uma importante ferramenta na diminuição desses números.