A vacinação contra a gripe Influenza está acontecendo em todo o municípioFoto: Divulgaçção PMAR

Angra dos Reis – Os moradores da cidade da Costa Vede estão sendo convocados para tomar a vacina contra a gripe Influenza (H1N1). De acordo com a secretaria de Saúde, todos os moradores devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber a dose da vacina. Os pais podem levar os filhos, inclusive crianças com mais de 6 meses de vida.
Após alguns casos de gripe Influenza serem diagnosticados na cidade, a vacinação foi disponibilizada em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira. O secretário de Saúde, Glauco Fonseca, lembra que é importante que o documento de identificação e o cartão de vacinação esteja nas mãos de quem for ser vacinado.
- Fizemos uma grande mobilização no sábado (4), com a aplicação de 4.200 doses. Estamos em alerta, focados na vigilância em saúde -, destacou.
A gripe H1N1 é facilmente transmitida de pessoa para pessoa e está associada a complicações respiratórias, como pneumonia, quando não identificada e tratada corretamente. Por isso, é importante que a pessoa esteja atenta aos sintomas para que possa ser iniciado o tratamento.
Febre repentina que supera os 38° C, tosse intensa, dor de cabeça constante, dor nas articulações e nos músculos, falta de apetite e calafrios frequentes são alguns dos sintomas da H1N1. De acordo com a sintomatologia, é necessário fazer exames para identificar a doença e verificar a existência de complicações associadas, assim como o tratamento mais indicado.
Apesar da gripe H1N1 e a gripe comum serem parecidas, no caso da primeira a dor de cabeça é mais intensa e pode haver dor nas articulações e falta de ar.