O prédio será construído em uma área de aproximadamente 13 mil m² na região central da cidadeFoto: Divulgação

Angra dos Reis – O município da Costa Verde está desenvolvendo uma parceria público-privada (PPP) para a construção de um novo e moderno prédio que funcionará como centro administrativo, reunindo todas as suas secretarias em um único espaço. De acordo com a prefeitura, isso vai gerar uma economia anual de R$ 10 milhões aos cofres públicos. O processo está em fase de consulta pública, que foi aberta no último dia 10.
Até o dia 8 de janeiro, os interessados poderão enviar sugestões e comentários pelo e-mail angrappp@angra.rj.gov.br. O período de consulta vai permitir a contribuição com o aprimoramento das disposições contidas no edital do projeto disponível no site ppp.angra.rj.gov.br/ppp-centro-administrativo.asp.
Ao custo estimado de R$ 89 milhões, a prefeitura pretende construir o prédio em uma área de aproximadamente 13 mil m² na região central da cidade.
- Essa área vai do antigo galpão da Ovar até a sede da secretaria de Educação. Esse quarteirão vai abrigar todas as secretarias da prefeitura, dinamizando o trabalho assim como o fluxo de informações entre as pastas -, afirmou André Pimenta, secretário-executivo de Planejamento, um dos responsáveis pelo projeto.

A concepção da nova sede administrativa se baseia nos conceitos de sustentabilidade que norteiam as ações governamentais voltadas para o meio ambiente. O projeto contempla o reuso de água da chuva, uso de energia solar, separação de lixo para coleta seletiva, paredes e coberturas sustentáveis, além de sistema digital de controle de acesso.

- Teremos também um aplicativo com informações em tempo real do prédio e suas salas, sistema de ventilação e ar condicionado, acessibilidade, sistema de combate a incêndio, além de todas as infraestruturas prediais, tecnológicas e de mobiliários para o pleno funcionamento administrativo da prefeitura –, completou o secretário.
Para absorver o grande fluxo de veículos no entorno do prédio, a prefeitura planejou a construção de um edifício garagem no terreno onde funciona um estacionamento público ao lado do Fórum da cidade.
- Teremos aproximadamente 200 vagas de veículos, sendo 80 exclusivas para o município e 120 para exploração do setor privado. A prefeitura também terá direito a parte da receita para reduzir o custeio do prédio -, explicou André Pimenta.
Da mesma forma, o novo Centro Administrativo da prefeitura de Angra vai ter parte de sua área destinada à exploração da iniciativa privada através de lojas, restaurantes e bicicletas compartilhadas coorporativas, o que vai diminuir o valor de custeio e manutenção do prédio, com retorno de 10% dos valores arrecadados para os cofres públicos.
O projeto será debatido em audiência pública no dia 5 de janeiro, às 10h, no auditório do Centro de Estudos Ambientais, na Avenida Jair Toscano de Brito, S/N, bairro Balneário. O evento também será transmitido ao vivo pela internet. A previsão é que a licitação ocorra no mês de março de 2022 e estima-se que a obra seja entregue no primeiro semestre de 2024.