O exercício Flashover de Observação está de acordo com o protocolo recém-publicado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de JaneiroFoto: Divulgação 10º GBM
Porém, acidentes são inevitáveis. Para estar prontos a atender essas chamadas de emergência, bombeiros do 10º Grupamento de Bombeiros Militares de Angra dos Reis (10º GBM) realizaram na quarta-feira (22) o primeiro exercício Flashover de Observação, de acordo com o protocolo recém-publicado pelo Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro.
A capacitação, que aconteceu no Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB), em Guadalupe, visa fornecer aos “homens do fogo” um contato mais aprofundado e realista com fenômenos extremos existentes em um incêndio.
De acordo com o comandante do quartel de Angra dos Reis, tenente-coronel Mário Henrique, além de melhorar a capacidade de avaliação e consciência situacional em incêndios, o exercício proporciona a vivência de como o equipamento de proteção individual (EPI) e o próprio corpo se comportam em condições extremas de incêndio.
- O treinamento constante é uma prioridade para o 10º GBM, principalmente, quando é realizado com o máximo grau possível de realismo. Nosso objetivo é, além de buscar a máxima eficiência no atendimento, mitigar os riscos de acidentes e até letalidades nesta atividade que figura entre as mais arriscadas do nosso dia a dia -, disse o comandante.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.