A Defensoria Pública foi um dos órgãos que foi levar assistência aos moradores que perderam documentos nas fortes chuvasFoto: Divulgação
Entre os atendimentos mais requisitados esteve a emissão de segunda via de Carteira de Identidade, expedida gratuitamente pelo DETRAN-RJ. Ao todo, 270 pessoas solicitaram a segunda via.
Jéssica Gomes, de 28 anos, moradora da Ponta Leste, foi uma das que buscaram apoio logo no início da manhã. Ela perdeu a carteira com todos os documentos durante as chuvas após ter a casa coberta de lama.
- Estava muito preocupada por não ter minha identidade. Me sentia sem referência, mas agora estou voltando a recuperar minha vida. Sem contar que não posso pagar por documentação nova, que custa muito caro para quem perdeu completamente tudo -, disse ela.
Outro atendimento com grande procura foi o pedido de segunda via de Certidão de Nascimento, serviço ofertado pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, através da secretaria de Ação Social. Pelo menos 50 pessoas solicitaram o documento.
- A certidão é o documento primordial para dar prosseguimento aos demais, por isso, viemos com nosso sistema pronto para atender a comunidade -, ressaltou o defensor público André Bernardes.
A ação social em Monsuaba ocorreu entre 9h e 14h e ofereceu ainda orientações sobre o Auxílio Brasil (Cadúnico), Programa Estadual Supera Rio, gratuidade e agendamento para RG junto ao Detran/RJ e orientações jurídicas e emissão de segunda via de Carteira de Identidade pela Defensoria Pública/RJ.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.