Em uma região da cidade o índice de infestação do mosquito foi de 3,3%, ou seja, a cada mil imóveis, 33 estavam com larvas do Aedes AegyptiFoto: Divulgação

Angra dos Reis - De acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), a cada mil imóveis vistoriados na cidade, 10 possuíam focos do mosquito transmissor da dengue, o equivalente a 1% das residências. O teste foi realizado pela secretaria municipal de Saúde na última semana de abril e o resultado coloca Angra em estado e alerta.

No período de 1º de janeiro a 5 de maio, 68 casos de dengue foram notificados na cidade, sendo que 10 foram confirmados, em sua maioria no terceiro distrito. A região, em especial o bairro de Monsuaba, chamou a atenção pelo número de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
No bairro, o índice de infestação foi de 3,3%, ou seja, a cada 1.000 imóveis, 33 estavam com larvas do mosquito. O cenário reflete o período de fortes chuvas ocorridas no início de abril.

- O resultado nos mostra que a maior parte dos focos está dentro das casas das pessoas em vasos de plantas e pingadeiras. É preciso que a população faça sua parte e evite a água parada. Nosso próximo levantamento será realizado em junho -, explicou o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Romário Aquino.

A secretaria de Saúde desenvolve diariamente uma série de ações visando a redução do índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entre elas estão a visita domiciliar realizada pelos agentes de endemias, bloqueio entomológico e a instalação de armadilhas ovitrampas.

- Os imóveis devem ser vistoriados, pelo próprio morador, uma vez por semana, buscando eliminar locais com água parada. O apoio e a colaboração de todos na luta contra o mosquito são fundamentais. Sem a população, o poder público não pode fazer o principal, que é o combate ao transmissor da doença -, frisou o secretário de Saúde, Glauco Fonseca.

Possíveis focos do mosquito Aedes aegypti podem ser informados para a secretaria de Saúde pelo telefone (24) 3377-7808.