Mostra traz aparição da padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Divulgação/PMAR
Exposição Sacra mostra 390 anos de aparição de "Nossa Senhora da Conceição e igreja de Santa Luzia"
Celebra aparição da Santa padroeira na baía de Angra e a construção da igreja de Santa Luzia. A exposição está na Casa Larangeiras até o dia 11 de dezembro com entrada gratuita.
Angra dos Reis - Foi aberta nessa sexta-feira, dia 18, a exposição “Nossa Senhora da Conceição e igreja de Santa Luzia” em celebração aos 390 anos da chegada da imagem, da santa, padroeira de Angra dos Reis, e da construção da igreja de Santa Luzia, como um alicerce para a comunidade católica.
A mostra fica em exibição até o dia 11 de dezembro, tem entrada gratuita e pode ser conferida de terça a domingo. De terça a sexta-feira, o horário de visitação é das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, a exposição acontece das 9h às 12h.
– Nossa Senhora da Conceição e Santa Luzia são patrimônios de Angra dos Reis. A primeira, comemorada no dia 8 de dezembro, e, a segunda, no dia 13 do mesmo mês. Promover essa exposição é preservar o nosso patrimônio imaterial e mostrar esse riquíssimo acervo material, que nossa cidade possui – pontua Andrei Lara, secretário de Cultura e Patrimônio.
A exposição, que tem a curadoria de Alonso Oliveira, apresenta estandartes, bandeiras, paramentos, entre outros materiais. O destaque fica para o conjunto de véus usado na imagem de Nossa Senhora da Conceição. São véus de renda, de fios metálicos do século XIX, bordados com fios de prata de 1959, e o véu de renda francesa, usado na restauração da Igreja Matriz em 2006.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.