REGIÃO DOS LAGOS - A chuva e o frio não impediram que dezenas de pessoas participassem da campanha de doação de sangue no Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, na última sexta (16). Em parceria com o Hemorio, a campanha coletou 80 bolsas de sangue, cada uma com aproximadamente 500ml. O gesto de amor vai ajudar a salvar a vida de pelo menos 300 pacientes.
Uma das primeiras pessoas a chegar no hospital para doação foi o aposentado Luiz Claudio Vieira Souza, de 61 anos, que há 42 participa das campanhas no Estado. “Desde a minha entrada no Exército passei a doar sangue e nunca mais parei. Sei da importância do ato de doar”, garantiu o morador de Araruama.
Na fila para doação, além de moradores dos municípios atendidos pelo Hospital Estadual Roberto Chabo, estavam funcionários da unidade, policiais militares e soldados do Corpo de Bombeiros. “Estas doações salvam vidas. Somente este ano, 847 bolsas de sangue foram usadas no hospital, uma média de 105 bolsas por mês”, detalhou o diretor do hospital, Renato Corredeira.
Referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas para nove municípios da Região dos Lagos, o hospital realizou mais de 17 mil atendimentos no ano passado, entre cirurgias, internações e procedimentos e consultas no ambulatório pós cirúrgico.
Os pacientes recebidos pelo hospital, através da Central de Regulação, vêm dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.
Administrado pelo Instituto Ideas em parceria com o Governo do Estado, o Hospital Estadual Roberto Chabo tem 83 leitos, sendo nove de tratamento intensivo, e conta com um ambulatório de pós-operatório. No setor, os pacientes são reavaliados por neurocirurgião, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, intensivista, cirurgião plástico, oftalmologista, bucomaxilofacial, cirurgião vascular e ortopedista.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.