Cadastramento vai acontecer das 9h às 15, no Cras do Morro da CaboclaFoto: Divulgação

ARRAIAL DO CABO – Famílias de baixa renda de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, poderão se cadastrar nesta sexta-feira (10) no programa Tarifa Social, que garante 50% de desconto na fatura de água. O cadastramento será feito durante um mutirão que vai acontecer das 9h às 15, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Amado Julião Batista, no Morro da Cabocla.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Prefeitura e a concessionária Prolagos, para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social ou desempregadas. De acordo com a Prolagos, para aderir ao programa, o consumidor deve apresentar os seguintes documentos:
• RG ou documento oficial com foto e CPF;
• Carteira de Trabalho e Previdência;
• Guia de recolhimento para Previdência Social ou documento equivalente;
• Comprovante de inscrição no Cadastro Único;
• Fatura de água.
Além disso, a Prolagos informou ainda que para ser beneficiado, também é necessário preencher os três seguintes requisitos:
• Ter renda familiar de até três salários mínimos;
• Fazer parte de algum programa social do governo municipal, estadual ou federal;
• Ter média de consumo mensal de 10 m³ de água.
Segundo a concessionária de água, depois de solicitar a inclusão no programa, o imóvel vai passar por uma vistoria e, após a validação dos requisitos, os moradores já passam a ser beneficiados. O programa tem duração de 12 meses, com renovação mediante a atualização do cadastro. Os clientes também podem solicitar uma análise para a própria residência por meio do aplicativo Águas App, ou ainda através do telefone 0800 7020 195, ou pelo WhatsApp: (22) 9 9722-8242.
“Levando o Programa de Tarifa Social até os munícipes, aproximamos a concessionária da população e oferecemos mais comodidade aos nossos clientes, reconhecemos que o acesso à água potável e ao saneamento é um direito humano essencial para o proveito da vida e de todos os outros direitos humanos”, destaca coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Simony Dias.
Os primeiros a receberem os mutirões foram os Cras Jardim Esperança e João Nascimento, ambos em Tamoios, distrito de Cabo Frio. A iniciativa também deverá se estender aos municípios de Iguaba Grande, Armação dos Búzios e São Pedro da Aldeia.