Rio - Enquanto o mercado de veículos zero quilômetro está em baixa no Brasil, os seminovos seguem assumindo o protagonismo na compra e venda. Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), carros com até três anos de uso tiveram alta de 24% nas vendas no ano passado. O crescimento do setor está sendo percebido desde 2015, quando o índice já havia aumentado 33,64%.
Nessa modalidade de mercado, a plataforma OLX atingiu 3,5 milhões automóveis (carros, ônibus, caminhões, vans) vendidos em 2016, 44% a mais que em 2015. “O número de carros vendidos em 2016 pela OLX representa 34% do total de carros novos e usados emplacados pela Fenabrave no Brasil, que foi de 10,3 milhões”, diz Marcos Leite, CCO da OLX Brasil.
Quatro estados representaram 50% das vendas de carros em 2016 pela OLX: São Paulo (22,8%), Rio de Janeiro (10,8%), Paraná (8,5%) e Minas Gerais (7,2%). Além disso, 73,4% do total de carros vendidos eram das marcas Volkswagen, GM, Fiat e Ford. Já as marcas francesas, japonesas e coreanas — Renault, Citroën, Peugeot, Toyota, Honda, Mitsubishi, Nissan e Hyundai somaram apenas 2,5% deste total de vendas. Só nos últimos seis meses, foram anunciados na OLX 248 mil veículos premium, que custam acima de R$ 80 mil. A título de curiosidade, foram vendidos neste período, por exemplo, cinco veículos Ferrari, quatro Jaguar e um Maserati.
A plataforma encomendou uma pesquisa ao Ibope Conecta, revelando que 91% dos internautas brasileiros (mais de 68 milhões pessoas) possuem itens sem uso em suas casas. E 84% deles (cerca de 63 milhões de pessoas) têm interesse em vender esses objetos. Considerando apenas a subcategoria ‘carros’, os itens disponíveis para venda ultrapassam os R$ 323,9 bilhões.
Percepção semelhante é a da plataforma Webmotors, que sinaliza em 2016 o maior interesse pelo carro usado dentro do ambiente online. De acordo com um levantamento da empresa, o número de propostas por carros usados cresceu 13% no ano, se comparado a 2015, dentro da plataforma. Para os carros novos, as propostas tiveram queda de 18% no mesmo período.
“Com a crise, as pessoas deram preferência a carros usados em vez de novos, principalmente pela relação custo/benefício e menor depreciação. O meio online se consolidou como o principal para a busca e análise do melhor negócio, já que fica fácil e rápido analisar ofertas, comparar e entrar em contato direto com o vendedor”, comenta Rafael Constantinou, Gerente de Marketing da Webmotors.
MAIS PROCURADOS
Segundo a Webmotors, o aumento de clientes potenciais no site foi de 30%, de 2015 para 2016, comprovando a mudança de comportamento do consumidor. As visitas também tiveram aumento, de 7%. A análise traz, ainda, os carros que tiveram maior procura e receberam mais propostas no ano passado (quadro abaixo).
Os mais buscados foram Honda Civic, Toyota Corolla e VW Gol, nesta ordem — mantendo a performance de 2015. Já os carros com mais propostas de comprador para vendedor foram Honda Civic, Fit e Toyota Corolla, em ordem decrescente — em 2015 apenas os dois últimos inverteram posição.