Rio - No segmento de automóveis de luxo surge um carro para manter a resistência das familiares carrocerias station wagon/perua no Brasil. A Mercedes-Benz está oferecendo no país a C 300 Estate Avantgarde, a partir de agora o único exemplar deste tipo de veículo vendido pela marca por aqui. Substitui o C 180 Estate e é equipado com motor de 245 cv e 37,7 kgfm de torque e câmbio automático de nove velocidades. O preço é de R$ 265.900.
Um veículo station possui como atrativo principal espaço no porta-malas. No C 300, a capacidade é de 490 litros até 1.510 litros com rebatimento dos bancos, feitos eletronicamente. Uma perua também pressupõe um carro pesado. Neste Mercedes, a estrutura de carroceria é 50 kg mais leve (o peso total é de 1.595 kg) que o antecessor, graças ao emprego de alumínio, ainda que apresente dimensões maiores. A perua mede 4,70 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,46 m de altura. A distância de entre-eixos é 8 cm maior do que no sedã.
O C 300 Estate possui lista de equipamentos com sistema de estacionamento automático, partida por botão, bancos em couro, sendo o do motorista com ajustes elétricos, memória e regulagem da lombar; tampa do porta-malas com abertura elétrica, teto solar panorâmico, sistema que age em casos de falta de atenção e sonolência, monitoramento da pressão dos pneus, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, secagem dos discos de freios quando molhados, além da função que o mantém empregado em paradas breves, como em semáforos.
Motorização
Debaixo do capô está um motor quatro cilindros 2.0 litros com injeção direta de combustível que permite o Estate acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada por controle eletrônico. A unidade está dotada com a tecnologia ‘liga/desliga’ para paradas breves, medida para proporcionar economia de combustível.
- Mercedes-Benz Classe C Sport é topo de linha no mercado nacional
- Mercedes AMG GT R chega ao Brasil por R$ 1,2 milhão
- Novo Mercedes AMG-GT ofusca Porsche Panamera
- Classe X: A primeira grandona da Mercedes
- Mercedes Benz: GLE 400 Coupé traz o discuso da aventura para o luxo
- Greve de um dia para a Mercedes-Benz em São Paulo
A transmissão automática de nove velocidades permite trocas manuais por meio de borboletas localizadas atrás do volante. O C 300 Estate ainda oferece modos de direção, que modificam parâmetros de dirigibilidade a fim de proporcionar experiências ligeiramente diferentes de condução. São eles: Comfort, Eco, Sport, Sport+ e Individual, esta última personalizada de acordo com o gosto do motorista.
A proposta do carro, contudo, deve prezar por bons sistemas de suspensão, que proporcionem boa dose de conforto aos ocupantes. No C 300 Estate, em ambos os eixos, esquemas independentes. No dianteiro, quatro braços atuantes em cada roda. No traseiro são cinco, reforçado em razão da provável maior massa da região do porta-malas.