Confira os sete lançamentos que devem movimentar o mercado até dezembro

Novas famílias de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e o novo Toyota Corolla são alguns dos modelos mais esperados

Por Lucas Cardoso

Protótipo de carro que deve chegar ao Brasil ainda esse ano já está em fase final de testes
Protótipo de carro que deve chegar ao Brasil ainda esse ano já está em fase final de testes -

Rio - Embora já tenhamos passado da metade do ano, o mercado automotivo segue engrenado. Uma série de lançamentos, novas gerações e versões ainda devem chegar às concessionárias de quase todas as marcas. E não é brincadeira de peixe pequeno, a lista dos modelos previstos para até o fim desse semestre inclui nada mais nada menos que dois dos carros mais vendidos no país — Chevrolet Onix e Hyundai HB20 —, além da chegada de um dos sedãs mais populares no mundo, o novo Toyota Corolla. Para você ficar por dentro, O DIA fez uma lista com os mais esperados para 2019.

Os primeiros da lista são os irmãos da Chevrolet: Onix e Onix Sedan (futuro substituto do Prisma). Com lançamento previsto para outubro, a dupla inaugura a segunda geração da linha no país. Chama atenção nos novos modelos o porte maior, as novas tecnologias e a motorização turbo. De acordo com flagras recentes, os modelos já rodam em testes por aqui, mas só a versão sedan deve chegar em 2019.

Novo Onix Sedan terá porte maior, com mais espaço e visual similar ao visto no irmão maior Cruze - Divulgação

Já sabemos que as medidas do modelo nacional serão similares as das versão chinesas. Por ora, apenas a opção sedã teve seu tamanho confirmada por lá: 4,47 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. As medidas garantem fôlego à versão sedã para bater de frente com concorrentes como Volkswagen Virtus, Toyota Yaris e Fiat Cronos.

Outro detalhe ainda que segue em segredo, a motorização da nova linha também deve passar por atualização. Espera-se que a dupla possa ser adquirida com o novo motor Ecotec Turbo 1.0 de 125 cavalos, que estreou na linha chinesa, ou com a versão aspirada 1.3 de quatro cilindros, que entrega pouco mais de 100 cavalos. Vale destacar que a linha atual de Onix e Prisma devem se manter no portfólio da marca, como versões mais em conta.

Protótipo de carro que deve chegar ao Brasil ainda esse ano já está em fase final de testes - Divulgação

HB20

O segundo lançamento que deve movimentar o mercado é , sem dúvida, a chegada dos novos modelos da linha HB20 da Hyundai. Com sete anos de vida no Brasil, os compactos coreano(hatch e sedã) não vão inaugurar uma nova geração, como os Onix, mas passam por uma reestilização pesada. A começar pelo visual que será bem mais agressivo, em comparação com o atual. As mudanças vão desde linhas mais acentuadas na carroceria a faróis com recorte mais marcante. A grade dianteira deve seguir a identidade da marca ao adotar o formato irregular. Na traseira, destaque para as lanternas traseiras bi-partidas que invadem a tampa do porta-malas.

Além da mudança estética e de equipamentos, a linha também deve ser a primeira da marca por aqui a contar com o novo motor turbo, chamado de Kappa 1.0 T-GDi, capaz de render até 120 cavalos. O motor 1.6 aspirado da linha deve ser mantido como opção. Além disso, reforços estruturais estão previstos.

Versão híbrida do novo Corolla deve chegar com preços superiores ao valor cobrado pelo irmão Prius - fotos Divulgação

Corolla

Outro líder em vendas, dessa vez entre os sedãs médios, o Toyota Corolla, tambémfará sua estreia nesse fim de ano. Prevista para o início de setembro, a nova geração do três volumes promete ser a mais importante da marca nos últimos tempos. Isso porque o Novo Corolla será o primeiro carro híbrido flex no mundo. Além disso, o modelo abandona o visual "contido" de outras gerações, para adotar linhas mais agressivas.

De acordo com anúncio feito pela marca, a versão híbrida flex usará dois motores: um 1.8 a combustão de 101 cv e um elétrico de 72 cv. O conjunto é o mesmo do Prius, só que com ajustes para render mais. Além da opção com motor elétrico, o sedã também terá versões convencionais, a maioria delas com o melhorado motor 2.0 Dynamic Force com 170 cavalos. A plataforma será a modular TNGA — a mesma do Prius.

Ainda segundo revelações feitas pela marca, o modelo terá o mesmo visual do modelo europeu. A dianteira mais imponente traz faróis de LED mais espichados e para-choque com tomada de ar ampla. 

GTS

Depois do Jetta ser lançado em sua versão esportiva (GLI), é a vez dos irmãos menores Polo e Virtus ganharem uma configuração apimentada. Trata-se da versão GTS, que chega para ambos os modelos, com mudanças estéticas na grade dianteira, para-choques, inclusão de emblemas e interior. Mas a principal novidade fica por conta da adoção do motor 1.4 TSI de 150 cv, que deve fazer os modelos acelerarem de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos.

 

Galeria de Fotos

Protótipo de carro que deve chegar ao Brasil ainda esse ano já está em fase final de testes Divulgação
Polo e Virtus GTS de produção já foram flagrados sem nenhuma camuflagem em fábrica da marca. Modelos devem ter mesmo aplique em vermelho na grade dianteira Divulgação
Polo e Virtus GTS de produção já foram flagrados sem nenhuma camuflagem em fábrica da Volkswagen Divulgação
Polo e Virtus GTS de produção já foram flagrados sem nenhuma camuflagem em fábrica da Volkswagen Divulgação
Versão híbrida do novo Corolla deve chegar com preços superiores ao valor cobrado pelo irmão Prius fotos Divulgação
Protótipo de carro que deve chegar ao Brasil ainda esse ano já está em fase final de testes Divulgação
Novo Onix Sedan terá porte maior, com mais espaço e visual similar ao visto no irmão maior Cruze Divulgação

Comentários