Módulos foram entregues semana passadaDivulgação

Na última quinta-feira (14), funcionários da prefeitura de Barra do Piraí e membros da equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rio de Janeiro (Cedae) receberam os módulos da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) que será instalada até o final de agosto no Vale do Ipiranga. A nova ETA é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Barra, que visa solucionar o problema de falta d’água que afeta mais de 3 mil moradores dos conjuntos habitacionais Antônio Furtado e Jardim Ipiranga I, além de todas as famílias do Vale do Ipiranga. 
“É uma conquista para os moradores do Vale do Ipiranga e um avanço para a cidade. Atualmente, os conjuntos habitacionais são abastecidos, precariamente, por um poço artesiano perfurado para atender as 600 famílias, as quais foram beneficiadas com a casa própria, por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Porém, o volume de água produzido no poço tubular não é suficiente para atender os usuários daquela região. Dessa forma, em muitos casos, se faz necessário o auxílio do caminhão pipa, sendo que o atendimento de imediato nem sempre é possível”, disse o secretário de Água e Esgoto de Barra, Wanderson Luís Barbosa.
O prefeito de Barra do Piraí destacou que a nova Estação de Tratamento de Água é apenas mais um dos diversos investimentos que o segmento vai receber nos próximos anos. “Cerca de R$ 300 milhões serão aplicados na ampliação e modernização do sistema municipal de saneamento básico, universalizando o acesso a água potável e garantindo a coleta e o tratamento de 100% do esgotamento sanitário. Ou seja, o município atingirá as metas previstas no Novo Marco Legal do Saneamento Básico antes mesmo do prazo estabelecido pela Legislação Federal”, disse Mario Esteves.