Primeira reunião aconteceu nesta segunda (18)Divulgação

Nesta segunda (18), foi realizada a primeira reunião para instalação das câmeras de monitoramento em Barra do Piraí. O secretário de Cidadania e Ordem Pública, José Luiz Brum; o comandante do 10º BPM, tenente Coronel Márcio Alexandre Fófano; o comandante da 1ª Cia de Polícia (CIA), Ricardo Santana; e os representantes da Thunder Telecomunicações, empresa vencedora da licitação de instalação das câmeras, participaram do encontro no 10º Batalhão de Policia Militar (BPM), onde será instalado o Centro de Operações. 
Pela manhã, os representantes da empresa conheceram o espaço cedido pelo Batalhão para instalação do Centro de Operações e analisaram formas de operar, ajustar e remanejar o local de instalação das câmeras. Na parte da tarde, a equipe voltou a se encontrar para acompanhar de perto as formas de operação e monitoramento do sistema em uma base no distrito de Dorândia.

O projeto de monitoramento de Barra do Piraí prevê a instalação de 200 câmeras fixas de alta resolução com sistema de reconhecimento facial e monitoramento de placas de veículos (recurso que permite a verificação de cadastros no sistema de roubos e furtos) e outras 20 unidades portáteis que serão fixadas em uniformes de Guardas Municipais e profissionais do Segurança Presente. Segundo José Luiz Brum, a operação do sistema vai contar com membros da Guarda Municipal, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. “Será um sistema que envolverá profissionais de quatro áreas de segurança pública diariamente no monitoramento das câmeras por 24 horas”, ressaltou o secretário.
Para o prefeito de Barra, o investimento de R$ 17 milhões no serviço é de extrema importância para a segurança da população e para a melhoria da qualidade de vida dos barrenses. “Vamos implantar esse serviço para tentar diminuir o índice de criminalidade, continuar vivendo com segurança e servir de exemplo para todas as cidades da região. Teremos o melhor e mais avançado Centro de Operações e Monitoramento que existe no estado do Rio”, disse Mario Esteves