Barra Mansa - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou nesta terça-feira, dia 05, uma operação no município de Barra Mansa com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão contra investigados por comércio ilegal de armas de fogo. A ação ocorreu em endereços ligados a sete pessoas, sendo dois policiais militares.
O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) conduziu a ação com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). Segundo o MPRJ, todos os mandados foram cumpridos, sendo que três prisões em flagrante ocorreram. Ainda na operação, o seguinte material foi apreendido: uma arma, munições de diversos calibres, aparelhos celulares, fardamento completo de polícia e uma roupa camuflada.
De acordo com o MPRJ, a investigação começou depois de uma notícia crime informar que um homem, já falecido, estaria envolvido com o tráfico de drogas na cidade e esconderia armas de fogo, sendo também relatado conexão do investigado com policiais militares e civis.
Após ser cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, dados obtidos do seu aparelho celular confirmaram os indícios de práticas criminosas por ele realizadas, em especial o comércio ilegal de armas de fogo e munições.
As conversas recuperadas no aparelho revelaram que os policiais militares agiram de forma criminosa, utilizando as informações do investigado morto para realizar apreensões clandestinas de armas, sem que existisse apresentação dos fatos à autoridade policial, deste modo concorrendo para as práticas de associação criminosa e, ainda segundo o MPRJ, provavelmente, crimes contra a administração pública, como corrupção e peculato.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.