Rios Paraíba do Sul, Bananal e Barra Mansa estão abaixo do limite de segurança, mas deve chover até domingo (2)Divulgação/CCS PMBM

Barra Mansa - A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Barra Mansa está monitorando a situação dos rios e áreas de risco no município. Nesta quarta-feira (28), por volta das 8h30, foi verificado que o pluviômetro instalado no Parque da Cidade marcava 72 milímetros de chuva nas últimas 24h. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), as chuvas devem atingir a cidade até o próximo domingo (2 de outubro).
O coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, reforça que as equipes do órgão estão acompanhando a situação dos rios que cortam a cidade. “Nesta manhã, o Rio Paraíba do Sul apresenta nível de 2,13 metros e vazão a 280 metros cúbicos por segundo. O Rio Bananal tem nível de 1,73 metros e o Barra Mansa em 1,24 metros; todos abaixo do limite de segurança”, pontuou.
João Vitor acrescentou ainda que a Defesa Civil segue em estado de alerta enquanto os dados pluviométricos estiverem registrando volumes relevantes de chuva. “A previsão para esta quarta-feira é de chuvas fortes a moderadas. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), a tendência para Barra Mansa é de chuvas pelo menos até domingo. Nossa equipe está em alerta e de plantão para atender todas as ocorrências que porventura venham a acontecer”, disse.
A Defesa Civil segue em contato com as comunidades ribeirinhas e em caso de situações de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil através dos números 199 ou (24) 3028-9370. Em caso de alagamentos ou transbordo, famílias que ficarem ilhadas podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.