Motim foi controlado pelo Grupamento de Ações Rápidas (GAR) do Degase, com apoio da PM no início da noite de sábadoReprodução

Belford Roxo – Menores infratores do Centro de Atendimento Integrado (CAI), unidade de internação do Departamento de Ações Socioeducativas (Degase) de Belford Roxo, fizeram uma rebelião na tarde deste sábado (02), deixando dois agentes reféns, um deles ferido, e gerando tumulto na unidade da Baixada Fluminense. Segundo o Degase, a ação foi imediatamente contida pelo seu Grupamento de Ações Rápidas (GAR), com objetivo de preservar a integridade física dos adolescentes e dos funcionários. Não houve nenhuma fuga e a situação da unidade foi normalizada.
Em nota oficial, o O Departamento de Ações Socioeducativas (DEGASE), informou que 25 internos, que cumprem medidas socioeducativas, no CAI, em Belford Roxo, tentaram iniciar um motim com objetivo de empreender fuga da unidade. Na tentativa de fechar uma das grades da unidade, dois agentes foram empurrados pelos menores, fazendo-os reféns. Um agente ficou ferido nas mãos, sendo levado ao Hospital Municipal de Belford Roxo, e passa bem. 

Policiais militares do 39° Batalhão (Belford Roxo) estiveram no local, auxiliando o GAR no controle do motim no início da noite.
DADOS
De acordo com o Sindicato dos Servidores do Degase, a unidade de Belford Roxo conta atualmente com cerca de 100 adolescentes para cada 12 agentes. Esse número ultrapassa o limite imposto pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que indica que a proporcionalidade deveria ser de cinco internos pra cada agente de segurança.

NOTA OFICIAL DO DEGASE
O Departamento de Ações Socioeducativas (DEGASE), informa que na tarde deste sabado (02/10), 25 internos, que cumprem medidas socioeducativas, no Centro de Atendimento Integrado (CAI), em Belford Roxo, tentaram iniciar um motim com objetivo de empreender fuga da unidade. Na tentativa de fechar uma das grades da unidade, dois agentes foram empurrados pelos menores, fazendo-os reféns. Um agente ficou ferido mãos, sendo levado ao hospital e passa bem. O Degase ressalta que a ação foi imediatamente contida pelo seu Grupamento de Ações Rápidas (GAR), com objetivo de preservar a integridade física dos adolescentes e dos funcionários. Não houve nenhuma fuga e a situação da unidade segue normalizada.