Vanderlei Santaroni levou seu animal de estimação para vacinar no Jardim Ideal IIDivulgação / PMBR

Belford Roxo - A Secretaria de Saúde de Belford Roxo, através da Diretoria Executiva de Controle de Vetores e Zoonoses, realizou nesta quinta-feira (11/11), a campanha de vacinação antirrábica. O objetivo da ação é garantir a saúde dos animais e dos familiares. A equipe esteve no bairro Jardim Ideal II, e vacinou 77 gatos e 187 cães. No total, já foram 264 animais imunizados.
Uma das formas eficazes para prevenção da raiva, doença sem cura e letal, é a vacina. “É importante os animais estarem vacinados, pois corremos o risco deles morderem os outros e ter mais trabalho. A atitude da prefeitura é muito boa, porque o bairro é carente e quase ninguém tem condições de pagar”, declarou Vanderlei Santaroni, 54, anos morador da região.
De acordo com o coordenador da vacinação antirrábica, Alexandre Araújo, é importante manter o calendário em dia. “A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e altamente letal. A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura dos animais”, concluiu Alexandre.