Os profissionais de saúde e estagiários do Sesc realizaram aferição de pressão arterial e glicose); consulta com enfermagem; pedido de exames e agendamento de consulta médicaDivulgação

Belford Roxo - A Unidade Básica de Saúde da Família Vilar Novo, em Belford Roxo atendeu a dezenas de homens na terça-feira (23/11), durante evento gratuito da campanha Novembro Azul de combate e prevenção ao câncer de próstata e ao diabetes.
“Por tratar-se de um dia útil, quando grande parte das pessoas trabalham, pensei que o público seria pequeno, mas fiquei surpreso com a grande movimentação da nossa unidade, mostrando que conseguimos alcançar nosso objetivo de conscientizar a comunidade para que participasse da campanha conosco”, disse o administrador da USF Vilar Novo, João do Valle, conhecido como Willian.
A equipe da UBS Vilar Novo e do Sesc no evento Novembro Azul - Divulgação
A equipe da UBS Vilar Novo e do Sesc no evento Novembro AzulDivulgação
Os participantes receberam orientações sobre a saúde masculina de funcionários e estagiários de Enfermagem do Sesc, e se submeteram a exames e consultas, tais como: aferição de pressão arterial e glicose); consulta com enfermagem; pedido de exames e agendamento de consulta médica;
Clínica Geral, a médica Ana Lídia Queiroz, realizou a palestra falando sobre a doença, a prevenção e o tratamento
“A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso é importante estar atento e se prevenir sempre”, declarou Ana Lídia.
Estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Saúde, Esporte e Lazer, Habitação e Urbanismo e líderes comunitários da cidade.