Wildmark da Silva se preocupa com a saúde e mantém os exames em diaRafael Barreto / PMBR
De acordo com o médico Mauro Reis, as palestras são estratégias de combate ao câncer de próstata para que os homens possam visitar uma unidade de saúde e tirar as dúvidas. “Pacientes com 45 anos de pele negra que tenham histórico de câncer na família ou com mais de 50 anos estão convidados para fazer o exame. Um dos testes é o PSA, realizado através de uma coleta pequena de sangue. Em caso de alteração, encaminhamos para o Urologista para que ele possa verificar a próstata", argumentou Mauro Reis.
Para o encanador Nemias Moreira, 68 anos, perder o medo é a melhor alternativa para vencer a doença. “Eu faço os exames todo o ano. O homem precisa se cuidar, se preocupar com a saúde porque o câncer é fatal. O trabalho da prefeitura é fundamental nesse sentido. As recomendações e as palestras são essenciais, buscar as orientações também. Ano passado eu me descuidei, mas esse ano eu voltei, devemos buscar por melhorias para o nosso bem-estar”, disse Nemias.
Quem também faz os exames com frequência é o funcionário público Wildmark da Silva, 63, que tem os exames em dia. “No ano retrasado eu fiz o exame, mas algo tem me incomodado. A Maioria dos homens não têm entendimento sobre o assunto, as explicações ajudam a melhorar a saúde da população masculina para que todos sejam saudáveis. O meu conselho é que os homens não tenham medo”, resumiu Wildmark, que participou da ação na UBS de Santa Marta.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.