Belford Roxo - A cidade de Belford Roxo está investindo na promoção da saúde. Dessa vez é através do Projeto Saúde + Feliz e muita atividade física que a população está com a saúde em dia. São diversas modalidades esportivas gratuitas espalhadas em 37 polos nos quatro cantos da cidade, e além disso, o projeto contempla atividades culturais, cursos técnicos e outras atividades ligadas à educação. Já são mais de sete mil alunos inscritos desde dezembro do ano passado. Quem quiser participar é só colocar sua roupa de banho, sapatilha, kimono ou tênis e se inscrever no site https://projetosaudefeliz.com/ ou nas tendas itinerantes que ficam em frente às escolas selecionadas.
De acordo com o secretário especial de Esporte e Lazer, Jeferson Alencar, promover a saúde através do esporte é uma forma de melhorar a qualidade de vida da população. “Quanto mais esporte, menos a pessoa precisará de um hospital. Trabalhamos a saúde física, mas também a mental e espiritual. Nossa meta é estender para 100 polos até o final do ano percebendo a característica de cada região e alcançar 20 mil alunos em seis meses. Antes as pessoas precisavam sair da cidade para ter acesso a esse tipo de serviços e hoje o quadro virou, estão vindo de fora para fazer as atividades aqui”, afirmou Jeferson.
Jeferson ainda explicou que foi pensando no meio ambiente que o processo de inscrição é todo digital. “As pessoas podem fazer até pelo próprio celular, basta entrar no site e colocar o polo da região de sua preferência. A página vai mostrar as atividades e é só escolher. Um e-mail será enviado para a pessoa e será necessário comparecer no polo. Aqui os alunos ganham carteirinha, tem suporte psicológico e nutricional e participam dos eventos sazonais como passeios e festas”, concluiu.
Sonho no futebol
Aos 50 anos, Andrea Regina Fonseca Mathias, que mora em Heliópolis, faz atividades físicas desde 2012. Mas esse ano ela começou a fazer hidroginástica, ginástica localizada e funcional com o projeto Saúde + Feliz. “Escolhi me exercitar pela minha saúde e acho muito bom o projeto. Aqui na cidade é a primeira vez que tem algo desse tipo e é maravilhoso, pois muitos não têm condições de pagar, por exemplo, para fazer hidroginástica que está custando na faixa dos 600 reais. Eu até consegui trazer minha irmã para fazer junto comigo”, disse Andrea.
Zagueiro, 18 anos, e morador do bairro Andrade Araújo, Mário Lúcio está bem feliz com o projeto. Seu sonho era jogar futebol profissionalmente. “Meu irmão também joga no projeto e foi por ele que eu decidi me inscrever e logo no primeiro dia eu já joguei. Eu achei que seria difícil pela a minha idade, mas foi tudo muito fácil. É muito importante esse tipo de projeto pois aqui tem vários talentos e ajuda as crianças que estão começando. Aqui não é só para formar jogadores, mas sim cidadãos”, afirmou Mário.
O projeto atua e oferece as seguintes atividades e serviços: zumba, psicólogo, funcional, hidroginástica, natação, pilates, ginástica, futebol, jiu jitsu, basquete, kung fu, boxe, karatê, tae bo, teatro, moda, canto, preparação corporal, balé, violão, breaking, cavaquinho, artesanato, advocacia, atendimento para saúde, assistente social, nutricionista, enfermagem e cursos de audiovisual, libras, manutenção de computadores, pintura e polimento automotivo, maquiagem, técnicas de vendas, assistente administrativo, inglês e produção musical.
Cronograma de tendas do projeto
25/04 – Caic 1003 Dona Darcy Vargas
26/04 - CE Bom Pastor
27/04 – CE Brandão Monteiro
28/04 – CE Gustavo Barroso
29/04 – CE Jardim Gláucia
Polos espalhados em diversos bairros:
ANEXO ACÁCIAS – Rua dos Civilizados, lt 08 qd 51 – Jardim das Acácias, 26143-530
CAMPO DO TOSA – Rua Begônia, lt 01 qd 10, Bom Pastor, 26115-140
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.