O evento contou também com atividades lúdicas para as criançasRafael Barreto / PMBR
O diretor das Policlínicas e Especializadas, Admilson Figueiredo, explicou a importância da notificação. “Qualquer criança e adolescente que sofra violência ou abuso devem procurar o PEACA onde a vítima e sua família serão acolhidos e encaminhados para os órgãos de fiscalização que darão todo o suporte no tratamento e, se necessário, encaminhamentos”, resumiu.
Para a moradora do Retiro Feliz, Ana Paula, 35 anos, que estava com sua filha Ana Sophia, 9, esse é um assunto muito importante para ser abordado pois orienta os pais a como educar os filhos e mostrar que eles podem confiar para falar sobre o assunto. “É sempre bom estar conversando com as crianças para saber o que está acontecendo dentro e fora de casa, pois vemos na televisão que muitas crianças têm medo de falar com os pais e têm comportamentos estranhos. Essa ação foi uma atitude de excelência para quebrar o tabu e começarmos a falar sobre sexo com os nossos filhos. Informação nunca é demais”, garantiu Ana Paula.
Tratamento e acolhimento
O Peaca é uma Policlínica de tratamento e acolhimento para as crianças e adolescentes que são vítimas de abuso e vem encaminhadas dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Ministério Público e Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) para fazerem um acompanhamento psicológico na unidade. De acordo com a enfermeira responsável pela Policlínica, Lucilene Costa, a maior preocupação é fazer a prevenção para que não aconteçam mais casos.
Lucilene ainda informou que a unidade está para ajudar, orientar e tirar dúvidas de todos. “Espero que não, mas se precisarem de nós, estamos aqui para acolher. Estamos tentando fazer uma rede junto às escolas, pois acreditamos que precisamos ser fonte de prevenção e para que isso aconteça é necessário educar. E o melhor lugar são as escolas. O Programa de Saúde nas Escolas (PSE) está encarregado de levar esse assunto aos alunos”, finalizou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.