Jefferson Alencar destacou que o curso vai transformar a vida e quem deseja ser treinadorRAFAEL BARRETO/PMBR

Belford Roxo - Capacitando pessoas e desenvolvendo competências no mundo da bola. A Secretaria Especial de Esportes e Lazer de Belford Roxo, através do Projeto “Saúde Mais Feliz”, e em parceria com a Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF), promoveu um curso de capacitação de técnicos do esporte nos polos do Clube de Heliópolis e Galpão do Cantão.

A primeira turma que receberá a certificação na Baixada é formada por 23 alunos, atuantes na área e interessados em ingressar como técnicos de futebol, e vai realizar seis aulas teóricas e práticas no total, direcionadas para a categoria C (que foca na formação de crianças e jovens). Criada em 1975, a ABTF possui 47 anos de tradição na formação de treinadores.
Eduardo Osório da Silva já trabalha como técnico na região captando talentos - Rafael Barreto / PMBR
Eduardo Osório da Silva já trabalha como técnico na região captando talentosRafael Barreto / PMBR

De acordo com o secretário especial de Esporte e Lazer, Jeferson Alencar, a capacitação é mais uma oportunidade para alunos e professores. “Aproveitamos esse momento para credenciar e capacitar os profissionais do nosso projeto com esse curso que vai transformar a vida de todos os envolvidos”, ressaltou. “É a primeira vez que o curso é realizado na Baixada, nossa mentalidade é sempre de proporcionar a inclusão e educação no esporte”, completou o secretário.

Ampliar conhecimentos

O presidente da ABTF, Fernando Pires, contou um pouco sobre a parceria. “Ficamos muito felizes de poder ministrar o curso na Baixada e ampliar o conhecimento dos profissionais do projeto. Tenho certeza que os ensinamentos serão repassados para as crianças e jovens, enriquecendo o trabalho realizado no município”, frisou Fernando.

O diretor da ABTF, Fernando Vasquinho, reforçou que a intenção foi trazer conteúdo de qualidade e praticidade. “É um sonho realizado poder capacitar presencialmente os profissionais da Baixada”, relatou.
“Nesta oportunidade estamos trazendo o curso focado na base, nos jovens. Esperamos trazer também os cursos da categoria A e B para Belford Roxo”, concluiu Fernando.
A capacitação reuniu diversos treinadores, que aproveitaram para obterem mais conhecimentos - Rafael Barreto / PMBR
A capacitação reuniu diversos treinadores, que aproveitaram para obterem mais conhecimentosRafael Barreto / PMBR

Conhecido pelo trabalho no futebol há 40 anos no bairro Bom Pastor, Ailton de Oliveira, o Tosa, destacou a importância da capacitação. “Queria agradecer muito pela oportunidade de ter esse credenciamento e reconhecimento no município”, realçou. “Vamos continuar impactando positivamente na vida de milhares de pessoas. Todo o investimento no esporte gera frutos promissores no futuro”, completou Celso Ricardo, mais conhecido como Cadinho.

O estudante de Educação Física e morador de Anchieta, Lucas Saboia, 19 anos, esteve presente para se desenvolver na área. “Esse curso é ministrado por excelentes professores, estou investindo no meu futuro para ter um diferencial quando concluir minha formação acadêmica”, revelou Lucas.