Aglomeração de idosos em Cabo FrioLudmila Lopes RC24h

Por Renata Cristiane
O início da vacinação contra a Covid-19 em idosos de 80 a 89 anos, em Cabo Frio, foi marcada pela aglomeração e por muita espera nesta sexta-feira (5).
O horário previsto para aplicação das doses seria de 10h às 15h. Mas bem antes do anunciado, longas filas já tumultuavam a frente dos locais destinados à imunização. Algumas pessoas chegaram por volta de 3h da madrugada, para garantir um dos primeiros lugares da fila, temerosos que as doses pudessem esgotar.
Publicidade
Idosa desmaiou na fila - Ludmila Lopes RC24h
Idosa desmaiou na filaLudmila Lopes RC24h

A Escola Municipal Edilson Duarte, no Jardim Caiçara, um dos polos de vacinação, foi exemplo dessa situação. Centenas de idosos aglomeraram, muitos com guarda-sol para se proteger do calor. Uma senhora não aguentou o abafamento e chegou a desmaiar, mas logo foi socorrida por populares e enfermeiros. Segundo disse, ela estava em jejum e acabou tendo uma crise de fraqueza devido à queda de pressão.
A maioria dos idosos cansados de esperar, chegaram a sentar em bancos e até mesmo no chão. Outros mais prevenidos, levaram cadeiras de praia, preparados para demora que viria.

Esse clima de tumulto somados à expectativa de tomar a primeira dose do imunizante, acabou gerando ansiedade e muita reclamação, como no caso Dona Conceição Valentim, de 83 anos: “Preferia que o início da vacinação fosse às 8h, não às 10h”, disse ela.
Dona Conceição pediu que vacinação ocorra mais cedo - Ludmila Lopes RC24h
Dona Conceição pediu que vacinação ocorra mais cedoLudmila Lopes RC24h
Para quem escolheu se vacinar de carro, teve o sistema Drive Truz, no Centro de Reabilitação, no bairro Novo Portinho. Mas a situação não foi muito diferente por lá. De acordo com uma enfermeira que preferiu não se identificar, responsável pela abertura do posto, o horário da vacinação foi adiantado para às 7h, na tentativa de evitar filas, aglomerações ainda maiores e reduzir o tempo de espera. Porém, os carros já ocupavam todas as ruas da localidade, apesar do início da vacinação ter sido anunciado para às 10h.

O senhor Silas Francesval, que levou uma amiga da família para vacinar, estava indignado. “Chegamos em torno de 8h e, até agora, sem expectativas nem para o início", afirmou. “A gente observa aqui, uma fila quilométrica de carros. Muitos idosos no sol, sem conforto, água e não tem um sanitário. As condições são precárias para expor nossos idosos, que tanto fizeram por nós. É uma situação humilhante o que vemos aqui!”, protestou.

Já um idoso identificado como Luiz, que disse ter sido um dos primeiros da fila, confessou que chegou ao local por volta das 5h da manhã: “É lamentável a gente estar aqui a essa hora, né? Poderia ter começado 7h, 8h. É muito desconfortável para nós, idosos, né? Se podemos chegar aqui às 5h para não enfrentar fila, eles poderiam chegar mais cedo para começar a vacinação”, desabafou. Luiz destacou ainda que tinham três pessoas no carro com ele, fato que gerou muita reclamação, “eles estão querendo que seja uma pessoa por veículo, se fosse assim, a fila estaria lá no Rio de Janeiro!”.
Seu Luiz "espera não virar jacaré" - Ludmila Lopes RC24h
Seu Luiz "espera não virar jacaré"Ludmila Lopes RC24h
Mas apesar da demora de horas, ele não perdeu o bom humor: “Tô fazendo votos para que não vire jacaré", disse ele se referindo ao Presidente Bolsonaro.
Publicidade

Mesmo com a Secretaria de Saúde do município antecipando os horários, os problemas seguiram ao longo do dia. Entramos em contato com a prefeitura que informou que está estudando uma forma de evitar que a próxima etapa da vacinação a situação se repita.