
Bonifácio afirmou que nesse momento não vai adotar "lockdown" no município, mas vai aumentar as restrições nas praias, bares e restaurantes e na entrada da cidade. “Medidas drásticas só serão tomadas se essas não funcionarem”, afirmou o prefeito.
Uma das sugestões dadas durante a reunião do Gabinete de Soluções foi de proibir totalmente o acesso às praias do município, mas a ideia de Zé é de restringir o uso de cadeira, mesa e guarda-sol na faixa de areia. A medida valerá tanto para os ambulantes, que poderão continuar trabalhando, mas sem oferecer a opção, quanto para o turista, que também não poderá levar os itens para a praia. Com isso, a intenção é que os banhistas permaneçam menos tempo no local, evitando aglomerações. Ele adiantou também que a prática de atividades físicas continuará liberada.
O funcionamento de bares e restaurantes continuará autorizado, mas com uma nova restrição de horário, que seguirá o decreto do governo do estado, encerrando as atividades às 23h.
Zé afirmou também o retorno das barreiras sanitárias, que vão fiscalizar principalmente a entrada de ônibus e vans de excursão, táxis, carros com reboque e trailers.
Para aumentar a fiscalização dessas medidas, um comitê executivo foi criado com a participação de seis membros do governo, entre eles, a Secretaria de Meio Ambiente, Ordem e Postura, Guarda Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Saúde, sob o comando de Juarez Lopes.
Uma nova reunião será realizada ainda nesta segunda-feira (15) para definir e oficializar por meio de Decreto, as decisões. O prefeito convocou uma coletiva de imprensa às 16h, no auditório da prefeitura.
Remanejamento de respiradores
Durante a reunião com o Gabinete de Soluções, ficou decidido o remanejamento de oito respiradores e seis camas fawler que estavam sem uso no Hospital Municipal de Tamoios para outras unidades de saúde.
A transferência foi realizada na noite desse sábado (13) e uma fake news, afirmando que o hospital estava sendo saqueado, circulou pela internet, mas Prefeitura emitiu uma nota esclarecendo que os itens estavam sendo transferidos para o Hospital do Jardim Esperança, que é a unidade de referência no atendimento clínico de pacientes da Covid-19 na cidade desde o fechamento do hospital de campanha e para a UPA de Tamoios.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde reiterou que "de acordo com o aumento da ocupação dos leitos convencionais e dos leitos de unidade de tratamento intensivo, e da impossibilidade técnico-estrutural de abertura atual do Hospital de Tamoios, emergencialmente as estruturas serão instaladas no Jardim Esperança em virtude da posição logística privilegiada, que permite o atendimento central, ao segundo distrito e às demais regiões cabo-frienses".

Leitos 100% ocupados
Cabo Frio atingiu 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 neste sábado (13). De acordo com os números divulgados em boletim pela Prefeitura neste domingo (14), a rede privada está com lotação máxima. No Hospital Santa Izabel, o leito disponível para o município tem paciente internado, assim como os sete privados. Os dez leitos disponíveis de enfermaria da unidade particular também estão lotados. A Clinerp nao divulgou os números.
Já na rede pública, o número de leitos na UTI neste domingo é de 19, com a criação das novas vagas. As Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cabo Frio, no bairro Parque Burle e de Tamoios, estão com as duas vagas lotadas. O Hospital Municipal São José Operário (HMSJO), no bairro São Cristóvão, está com a taxa de ocupação em 20%, com quatro, das cinco vagas livres e, o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, segue com 80% dos leitos ocupados, ou seja, há apenas duas vagas disponíveis.