Cabo Frio sedia Jornada de Integração com a África; cônsules participam
Evento inédito com objetivo de estabelecer políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial. A programação vai abordar temas relevantes para a troca de experiências com Angola e Cabo Verde
Por O Dia
A partir de segunda-feira (24), a Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, vai realizar o evento pioneiro “Jornada de Integração Cabo Frio – África”. O objetivo é unir história, diversidade cultural, educação e busca pela igualdade racial.
O evento, que acontece até o dia 17 de julho, marca a relação entre Cabo Frio e os países de Angola e Cabo Verde, proporcionando trocas culturais e imersão no universo de cada localidade.
A programação será iniciada na sede da Prefeitura de Cabo Frio, às 10h, com hasteamento de bandeiras, e terá prosseguimento no Hotel Malibu com uma mesa de trabalho entre os consulados africanos, representantes da Coordenadoria-Geral da Igualdade Racial e das secretarias municipais de Cultura e Educação.
Entre os presentes estarão o cônsul-geral honorário de Cabo Verde, Pedro Antônio Santos, e o cônsul de Angola, Mateus de Sá Miranda.
Publicidade
Com o objetivo de estabelecer políticas públicas municipais voltadas para a promoção da igualdade racial, a programação vai abordar temas relevantes para a troca de experiências entre o município e os países africanos.
Definidas como co-irmãs, a relação entre Cabo Frio, Cabo Verde e Angola foi formalizada pelo prefeito José Bonifácio em janeiro de 2021, quando foi recebido pelos cônsules africanos no Rio de Janeiro.
Publicidade
“Desde janeiro estreitamos os laços entre Cabo Frio, Angola e Cabo Verde, buscando um intercâmbio cultural junto aos dois países. Em uma riquíssima programação, vamos promover essa troca de experiências, histórias e desafios que vivemos aqui em Cabo Frio e nossos co-irmãos na África”, disse o prefeito José Bonifácio.
Um dos destaques da programação desta segunda-feira será a cerimônia de instalação de uma Comissão Permanente para a implementação da Lei Federal Nº 10.639/2003, que inclui no currículo escolar o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas.
Publicidade
Confira abaixo a programação completa:
JORNADA DE INTEGRAÇÃO CABO FRIO-ÁFRICA 24 de maio a 17 de julho de 2021
Publicidade
24/5 – segunda-feira 10h – Solenidade de recepção aos cônsules de Angola e Cabo Verde e hasteamento de bandeiras Mesa de Trabalho com os consulados de Angola, Cabo Verde e representantes da Coordenadoria Geral para a Igualdade Racial e secretarias de Educação e Cultura
10h30 – Cerimônia de instalação da Comissão Permanente para implementação da Lei Federal Nº 10.639/2003, que inclui no currículo escolar o ensino de História e Cultura afro-brasileira
Publicidade
25/5 – terça-feira 14h30 – Painel “Africanidades”
31/5 – segunda-feira 10h – Painel “Ensino das relações étnico-raciais da Cultura Brasileira”
Publicidade
2/6 – quarta-feira 16h – Atividade Cultural: Grupo Rumpi Capoeira
7/6 – segunda-feira 10h – Painel “Apresentação do Projeto Educacional Patrimonial: Secretaria de Educação e Circuito dos Mestres Sabedores da Cultura Popular”
Publicidade
8/6 – terça-feira 10h – Painel “Experiências culturais dos coletivos Griot, Perifa Zumbi, Bizum e Omo Odé”
14/6 – segunda-feira 10h – Audiência Pública com a Comissão Permanente (Auditório da Prefeitura)
Publicidade
21/6 – segunda-feira 10h – Panorama da Literatura Africana no Brasil
26/6 – sábado 19h – Apresentação Cultural do Coletivo Omo Odé
28/6 – segunda feira 10h – Painel “Teatro, literatura e cidadania: contexto dos países de Língua Portuguesa”
Publicidade
29/6 – terça-feira 10h – Painel “Teixeira e Sousa: um cabo-friense com sentido ético de seu tempo”
3/7 – sábado 19h – Sarau de poesias com escritores e artesãos locais 20h – Fresh Charme: oficina de Baile Charme
Publicidade
5/7 – segunda-feira 10h – Painel “Literatura Africana de Língua Portuguesa”
6/7 – terça-feira 19h – Mostra de Artes Visuais
Publicidade
10/7 – sábado 19h – Apresentações culturais: Grupo Griot
12/7 – segunda-feira 10h – Painel “A obra de Amílcar Cabral”
Publicidade
13/7 – terça-feira 10h – Painel “Religiosidade afro-brasileira” Apresentação sobre o livro “Faria tudo outra vez” Exposição do Projeto de Lei sobre a criação do Conselho de Diversidade Religiosa e Combate à Intolerância
16/7 – sexta-feira 10h – Painel de Exibição “Metas e ações do Conselho de Promoção da Igualdade Racial”
Publicidade
17/7 – sábado 14h – Exposição de artefatos religiosos das religiões de Matriz Africana 16h – Feira Literária