Na terça-feira (21) serão os idosos de 89 anos ou mais a receber o reforço SECOM

O calendário de vacinação contra a Covid-19, desta semana, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, será voltado para aplicação da dose de reforço em pessoas acamadas, idosos acima de 86 anos, e pessoas de 18 a 59 anos imunossuprimidas, que tenham se imunizado com as duas doses há mais de seis meses na cidade. Serão atendidos ainda, para aplicação da primeira dose, os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, e o público em geral que está no período para receber a segunda dose do imunizante.

De acordo com o calendário, na segunda-feira (20) a dose de reforço será aplicada em acamados acima de 86 anos. Na terça-feira (21) serão os idosos de 89 anos ou mais; na quarta-feira (22) quem tem 88 anos ou mais; na quinta-feira (23), é a vez dos idosos com 87 anos ou mais, e na sexta-feira (24), idosos com 86 anos ou mais. Com exceção dos acamados, que receberão a vacina em casa, os demais idosos deste grupo serão atendidos nas unidades de saúde que fazem a vacinação contra a Covid-19, das 9h às 15h.

Já as pessoas de 18 a 59 anos imunossuprimidas receberão a dose de reforço na terça-feira (21) e na quinta-feira (23), das 9h às 15h, no Posto de Atendimento Médico (PAM), localizado no bairro São Cristóvão, e nas Estratégias Saúde da Família (ESF) localizadas nos bairros Monte Alegre, Tangará e Botafogo.

A aplicação da dose de reforço também vai atender pessoas desta mesma faixa etária que estão em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

O calendário foi definido de acordo com a quantidade de doses enviadas pelo governo do estado e as orientações previstas na Nota Técnica do Governo Federal, indicando para quais grupos e quais aplicações deverão ser utilizadas. Para evitar aglomerações, a aplicação de cada grupo foi organizada por dia e local, buscando o melhor atendimento para a população.

Por conta do novo cronograma, as unidades de saúde que fazem a vacinação contra a Covid-19, e o sistema drive-thru, passarão a funcionar das 9h às 15h. A alteração é necessária para garantir a logística da administração das doses, evitando perdas do imunizante. A Secretaria de Saúde de Cabo Frio esclarece que todas as pessoas que chegarem até o horário informado serão atendidas.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA VACINAÇÃO
Para receber a vacina, todos os integrantes do grupo da próxima semana, sem exceções, precisam apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS, e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio. Quem tem comorbidade, deve apresentar, ainda, documentos que comprovem a condição, como cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares. A lista das comorbidades e imunossuprimidos definidas pelo Ministério da Saúde está no site da Prefeitura.

Com exceção de quem vai receber a primeira dose, é obrigatório apresentar, também, a carteira de vacinação comprovando que as doses anteriores foram recebidas em Cabo Frio.

PRIMEIRA DOSE EM ADOLESCENTES COM COMORBIDADES
A imunização deste grupo prioritário acontecerá na terça-feira (21) e na quinta-feira (23), das 9h às 16h, no Posto de Atendimento Médico (PAM), localizado no bairro São Cristóvão, e nas Estratégias Saúde da Família (ESF) localizadas nos bairros Monte Alegre, Tangará e Botafogo.

Menores de 15 anos deverão estar acompanhados do responsável e apresentar o documento de autorização disponível no site da Prefeitura. No caso de impossibilidade da presença do responsável, o jovem deverá estar acompanhado de uma pessoa maior de idade munido da declaração de próprio punho do responsável. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda o preenchimento da autorização antecipadamente para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação.

REPESCAGEM ACIMA DE 18 ANOS PARA PRIMEIRA DOSE
Na quarta-feira (22), as unidades de saúde que fazem a vacinação contra a Covid-19 irão atender pessoas dos grupos anteriores que ainda não tomaram a primeira dose. Quem está acamado permanece recebendo a vacina em domicílio às segundas-feiras, mediante agendamento prévio pelo e-mail [email protected] Para isso basta informar nome completo de quem será vacinado, sexo, data de nascimento, CPF, endereço completo e telefone de contato.

SEGUNDA DOSE DA VACINA
A aplicação da segunda dose dos imunizantes AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer acontecerá nas unidades de saúde que fazem a imunização contra a Covid-19, das 9h às 15h. Caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana ou feriado, o morador deve se imunizar no próximo dia útil à data agendada.

DRIVE-THRU EXCLUSIVO PARA SEGUNDA DOSE DA ASTRAZENECA E CORONAVAC
Na próxima semana, a vacinação no sistema drive-thru, em Cabo Frio, será exclusiva para atender pessoas que estão no período da segunda dose das vacinas AstraZeneca e CoronaVac. Quem perdeu o prazo também deve comparecer para se imunizar. Os dois pólos de drive-thru funcionam de terça a sexta-feira, das 9h às 15h. Em caso de alerta meteorológico, a vacinação no drive-thru pode ser suspensa.

ONDE SE VACINAR:
ADOLESCENTE DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADES, E DOSE REFORÇO PARA PESSOAS DE 18 A 59 ANOS IMUNOSSUPRIMIDAS

PAM de São Cristóvão – Rua Manoel José de Carvalho, 97
ESF Monte Alegre – Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/nº
ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº
ESF Botafogo- Estrada de Botafogo, s/nº

DRIVE-THRU (APENAS SEGUNDA DOSE DA ASTRAZENECA E CORONAVAC)

Drive-thru – Centro Municipal de Reabilitação – Avenida Henrique Terra, 706, esquina com a Avenida Quatro Estações – Novo Portinho
Drive thru – PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/nº

DEMAIS GRUPOS DA SEMANA

1º DISTRITO

ESF Jardim Náutilus – Rua Guiana, s/nº
ESF Guarani – Rua Duarte da Costa, nº 37
ESF Jardim Caiçara – Rua Inglaterra, nº 478
ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá, s/nº
ESF Vila Nova – Rua José Paes de Abreu, nº 510
ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa, s/nº
ESF Peró – Rua Olivia Lopes, s/nº
ESF Monte Alegre – Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/nº
ESF Jardim Peró – Rua Paraná, nº 51
ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº
2º DISTRITO

ESF Florestinha – Rua Espera Feliz, s/nº
ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia, s/nº
ESF São Jacinto – Estrada de São Jacinto, s/nº
ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas, Qd B, Lt38
ESF Samburá – Rodovia Amaral Peixoto Km 135
ESF Botafogo- Estrada de Botafogo, s/nº
ESF Angelim – Estrada do Angelim, s/nº, Pacheco
ESF Araçá – Estrada do Araçá, s/nº