A informação foi dada durante entrevista do secretário ao RJ1 da InterTV nesta quinta-feira (23). Luiz Felipe Rodrigues (RC24h)

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, informou que a nova data de previsão para reabertura do Hospital Unilagos, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, é 5 de outubro.

A informação foi dada durante entrevista do secretário ao RJ1 da InterTV nesta quinta-feira (23).

O secretário disse que a unidade passará a ser o Hospital Universitário da Uerj e, no primeiro momento, vai atender casos de COVID-19 e do pós-COVID.

Serginho disse que o hospital vai contar com os especialistas da universidade e “os melhores pesquisadores da área trabalhando para a Região dos Lagos”.

Para o pós-Pandemia, a ideia é que a Uerj continue administrando o local e instale ali um polo da faculdade de Medicina da Instituição.
Dr. Serginho em entrevista ao RJ1 da Inter TV nesta quinta-feira (23) | Imagens: InterTV/Reprodução  - Luiz Felipe Rodrigues (RC24h)
Dr. Serginho em entrevista ao RJ1 da Inter TV nesta quinta-feira (23) | Imagens: InterTV/Reprodução Luiz Felipe Rodrigues (RC24h)
Polêmica no processo seletivo

A secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) anunciou que vai exonerar Leonardo da Costa Fonseca, assessor do secretário, Dr. Serginho, que atuava na pasta no cargo de Assistente II.

A informação vem logo após áudios atribuídos a Leonardo revelarem um suposto loteamento de cargos por meio do processo seletivo para trabalhar no Hospital Unilagos, em Cabo Frio.

Na noite desta quarta-feira (22), vazaram áudios em que Leonardo tranquiliza uma outra pessoa, dizendo que os selecionados no processo serão cortados até chegar no pessoal ligado ao deputado. O Portal O Dia também teve acesso ao material (disponível abaixo).

“Eles vão começar a chamar um monte de gente lá e será todo mundo desclassificado, entendeu? Porque esse Processo Seletivo era só pra gente ficar sabendo”, disse no áudio.

“Vazou na mídia, aí uma porrada de gente pegou e fez, entendeu? Aí o pessoal vai começar a trabalhar lá e eles vão mandar embora. O pessoal viu lá no Portal da Transparência, aí vazou e teve 6,8 mil inscritos e era para ser 500, 600. Ai para não cancelar o processo, teve que ser feito isso”, explicou o assessor.

“Muita gente vai ser cortada. Muita gente não. Em português claro, eles vão cortando, cortando, até chegar no nosso pessoal, entendeu?”, sintetizou Leonardo no áudio.

Procurada pelo Portal O Dia, a Secti disse que “o processo seletivo de servidores do hospital Unilagos foi elaborado pela UERJ, dentro de sua autonomia administrativa e universitária, passando pelos critérios objetivos do edital e com ampla publicidade e transparência”.

A pasta informou que foram quase 10 mil inscritos, “tamanha a publicidade que se deu” e esclareceu que “o áudio veiculado não condiz com a realidade, tanto que o servidor buscava justificar a não aprovação de pessoa próxima a ele”.

Segundo a secretaria, “nenhum servidor teve acesso ao processo seletivo e a SECTI vai abrir uma investigação preliminar para apurar a disseminação de tais informações”.

“A UERJ, instituição pública que consta entre as maiores e mais prestigiadas do Brasil e América Latina, tem sua missão baseada em princípios de igualdade e pluralidade, prezando pela lisura e transparência dos processos licitatórios.Por fim, vale ressaltar ainda que a SECTI, suas vinculadas e o próprio secretário deram ampla divulgação do processo seletivo, seja pelas redes sociais ou mesmo por entrevistas concedidas, pelo secretário, à imprensa”, concluiu o documento.
Governador Cláudio Castro (PL) visitou o Hospital Unilagos em março deste ano e anunciou arrendamento da unidade  - Luiz Felipe Rodrigues (RC24h)
Governador Cláudio Castro (PL) visitou o Hospital Unilagos em março deste ano e anunciou arrendamento da unidade Luiz Felipe Rodrigues (RC24h)
Hospital Unilagos
O Hospital Unilagos é uma unidade de saúde particular, que, no ano passado, foi arrendada pela Prefeitura de Cabo Frio para atender pacientes contaminados pelo coronavírus. O contrato firmado pelo ex-prefeito Adriano Moreno durou até o fim de 2020, e passou a ser investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.

Em março desse ano, o governador, Cláudio Castro (PL), esteve em Cabo Frio e anunciou o arrendamento do Hospital Unilagos para tratar casos da COVID-19 na Região dos Lagos.

A abertura, prometida por Castro para março, não foi feita até hoje. No começo de setembro, a Secti deu a previsão de que a unidade começaria a funcionar, com gestão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), ainda este mês.