Símbolo da premiação ecológica internacional ficará exposto até novembro de 2022 Divulgação
Esta é a quarta vez que o selo de qualidade ambiental é concedido à praia cabo-friense. O principal objetivo do símbolo é conscientizar a sociedade quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental.
“Este trabalho foi iniciado pelos Amigos do Peró, que lutaram muito junto aos governos anteriores para essa conquista. Estamos apenas consolidando e assumindo este compromisso para que todos os anos a gente possa ter essa bandeira hasteada aqui, na Praia do Peró. As exigências são grandes, mas dependemos demais da conscientização da sociedade para que este selo continue sendo aprovado”, declarou o prefeito José Bonifácio.
A solenidade contou com a participação musical de Rogério Ramos, que compôs uma música especialmente para a Praia do Peró e para a Bandeira Azul, além de Jorge Villas, que entoou o Hino de Cabo Frio no momento do hasteamento, realizado pela Guarda Marítima e Ambiental.
Para ganhar o cobiçado certificado internacional, é preciso que as praias e marinas candidatas cumpram 34 critérios específicos de qualidade da água, segurança, gestão, educação ambiental e serviços de turismo sustentável. Todos precisam ser comprovados anualmente para que a bandeira permaneça hasteada.
Durante a cerimônia, o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, recebeu das mãos de Leana Bernardes, coordenadora nacional da Bandeira Azul, o prêmio de Destaque Nacional em Educação Ambiental, que foi concedido pelo Júri Nacional ao secretário e aos gestores da praia, por conta das atividades realizadas pela equipe Bandeira Azul na Praia do Peró.
Entre as ações, foram realizadas atividades envolvendo temas como lixo marinho; inventário da diversidade local; série de seminários on-line de gestão e educação ambiental; tour virtual e livro digital. Todos os registros fotográficos das ações foram expostos ao lado da Bandeira Azul, e estarão disponíveis no 1º Encontro de Educação Ambiental e Ciência Cidadã em Praias no Peró, que será realizado no dia 8 de dezembro, no Hotel Paradiso Peró.
“Fico muito feliz com este prêmio, que é um esforço coletivo. Nossa ideia é levar este selo para o Pontal do Peró, Praia das Conchas, entre outras. A Bandeira Azul é muito significativa, porque traz pra gente este conceito de ocupação correta, da forma que tem que ser, sem que se transforme em uma ocupação predatória”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Saneamento.
O resultado das avaliações feitas pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul para a temporada 2021/2022 foi anunciado em outubro. O Brasil garantiu 28 aprovações, sendo seis marinas e 22 praias contempladas com o selo ecológico. Dessas 22 praias, apenas quatro são do estado do Rio de Janeiro. Cabo Frio é a única do interior do estado a ser contemplada. As outras ficam nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.