Símbolo da premiação ecológica internacional ficará exposto até novembro de 2022 Divulgação

A Bandeira Azul foi novamente erguida na Praia do Peró, em Cabo Frio, para a temporada 2021/2022. A cerimônia foi realizada na tarde desta quinta-feira (25) e contou com a presença do prefeito José Bonifácio (PDT), secretários municipais e vereadores. A premiação internacional é dedicada ao reconhecimento da gestão sustentável de praias, marinas e embarcações de turismo, e ficará exposta na praia até 1º de novembro de 2022.

Esta é a quarta vez que o selo de qualidade ambiental é concedido à praia cabo-friense. O principal objetivo do símbolo é conscientizar a sociedade quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental.
Símbolo da premiação ecológica internacional ficará exposto até novembro de 2022  - Divulgação
Símbolo da premiação ecológica internacional ficará exposto até novembro de 2022 Divulgação

“Este trabalho foi iniciado pelos Amigos do Peró, que lutaram muito junto aos governos anteriores para essa conquista. Estamos apenas consolidando e assumindo este compromisso para que todos os anos a gente possa ter essa bandeira hasteada aqui, na Praia do Peró. As exigências são grandes, mas dependemos demais da conscientização da sociedade para que este selo continue sendo aprovado”, declarou o prefeito José Bonifácio.

A solenidade contou com a participação musical de Rogério Ramos, que compôs uma música especialmente para a Praia do Peró e para a Bandeira Azul, além de Jorge Villas, que entoou o Hino de Cabo Frio no momento do hasteamento, realizado pela Guarda Marítima e Ambiental.

Para ganhar o cobiçado certificado internacional, é preciso que as praias e marinas candidatas cumpram 34 critérios específicos de qualidade da água, segurança, gestão, educação ambiental e serviços de turismo sustentável. Todos precisam ser comprovados anualmente para que a bandeira permaneça hasteada.

Durante a cerimônia, o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, recebeu das mãos de Leana Bernardes, coordenadora nacional da Bandeira Azul, o prêmio de Destaque Nacional em Educação Ambiental, que foi concedido pelo Júri Nacional ao secretário e aos gestores da praia, por conta das atividades realizadas pela equipe Bandeira Azul na Praia do Peró.

Entre as ações, foram realizadas atividades envolvendo temas como lixo marinho; inventário da diversidade local; série de seminários on-line de gestão e educação ambiental; tour virtual e livro digital. Todos os registros fotográficos das ações foram expostos ao lado da Bandeira Azul, e estarão disponíveis no 1º Encontro de Educação Ambiental e Ciência Cidadã em Praias no Peró, que será realizado no dia 8 de dezembro, no Hotel Paradiso Peró.

“Fico muito feliz com este prêmio, que é um esforço coletivo. Nossa ideia é levar este selo para o Pontal do Peró, Praia das Conchas, entre outras. A Bandeira Azul é muito significativa, porque traz pra gente este conceito de ocupação correta, da forma que tem que ser, sem que se transforme em uma ocupação predatória”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Saneamento.

O resultado das avaliações feitas pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul para a temporada 2021/2022 foi anunciado em outubro. O Brasil garantiu 28 aprovações, sendo seis marinas e 22 praias contempladas com o selo ecológico. Dessas 22 praias, apenas quatro são do estado do Rio de Janeiro. Cabo Frio é a única do interior do estado a ser contemplada. As outras ficam nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói.