Cabo Frio mantém uso obrigatório da máscaraLudmila Lopes (RC24h)

José Bonifácio (PDT), prefeito de Cabo Frio, município da Região dos Lagos, se pronunciou, através das redes sociais da prefeitura, no início da tarde desta quarta-feira (9), afirmando que a cidade manterá o uso obrigatório da máscara.

Por mais que muitos moradores afirmem, ainda na publicação, que a atitude tomada pelo chefe do executivo é retrógrada, ele tem uma justificativa plausível. Segundo dados da própria prefeitura, mais de 57 mil pessoas ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na cidade.

Por mais que os leitos, tanto da saúde pública, quanto da particular, estejam zerados, a preocupação de Bonifácio é com a cobertura vacinal. Apenas 60% da população recebeu as duas doses da vacina. Se tratando do reforço, o número é menor ainda: são apenas 17%.

Na publicação, o Prefeito promove ainda a vacinação. “Esteja com o ciclo vacinal em dia e não deixe as crianças de fora. Em breve, poderemos dar novos passos de volta à normalidade. Seguimos firmes contra o coronavírus!”.

Mas José Bonifácio não recebeu apenas críticas. A decisão já está rodando nos grupos de whatsapp, onde muitas pessoas concordam com seu posicionamento. Tânia Cristina, de 53 anos, concorda.

“Esses números assustam. A vacina disponível e as pessoas se negam a vacinar. A efetividade só se dará no coletivo. Enquanto isso, apoio plenamente a continuidade da obrigatoriedade do uso de máscaras”, ela pontua.

Confira o pronunciamento na íntegra:
E se?
Na terça-feira (8), durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Cabo Frio, o vereador Léo Mendes (DC) apresentou uma indicação para desobrigar o uso de máscaras no município. Caso fosse aprovada, Cabo Frio seria a quarta cidade da Região dos Lagos a autorizar a flexibilização, ficando atrás apenas de, respectivamente, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Armação dos Búzios.