Desoladoras imagens aéreas revelam o tamanho da tragédia ambiental de um incêndio que pode ter sido criminosoBruno de Bonis
O fogo teve início próximo a uma estrada de chão na Estrada do Guriri, na altura do Condomínio dos Pássaros, e se alastrou rapidamente para as áreas vizinhas. As fagulhas chegaram a alcançar residências e as chamas chegaram muito próximo ao muro da Escola Municipal Professor Oswaldo Santa Rosa.
Um vídeo feito por Bruno De Bonis através de um drone mostra o início do incêndio. Ele afirma que mora perto e chegou cerca de 5 minutos antes do Corpo de Bombeiros e conta também, que outra parte da vegetação já tinha queimado há exatamente um mês, mesmo sem condições climáticas que expliquem o fato, o que lhe despertou até uma desconfiança de que algo estaria errado.
Pela extensão e velocidade das chamas, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), contou com o Corpo de Bombeiros, que precisou da ajuda de combatentes de Búzios. Foram três caminhões, além de aproximadamente 40 pessoas, trabalhando para conter a queimada. Aeronaves também auxiliaram no combate, jogando água do alto. De acordo com a Prefeitura, secretarias de Meio Ambiente e de Direitos Humanos e Segurança, da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, também forneceram maquinário e efetivo para a ação. A fumaça foi vista de outros bairros como Gamboa e Jardim Esperança.
Os bombeiros informaram que ainda não sabem como o incêndio começou, mas ativistas ambientais e diversos moradores acreditam que pode ter tido origem criminosa, já que a área passa por uma grande especulação imobiliária e já foi cotada para a construção de um resort de luxo. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também considera essa possibilidade. A polícia civil segue investigando. O Ministério Público Estadual também está apurando o assunto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.