Fachada do novo prédio da UPH São José, em Goytacazes, inaugurada na sexta-feira (05) pelo prefeito Rafael Diniz - Divulgação prefeitura de Campos
Fachada do novo prédio da UPH São José, em Goytacazes, inaugurada na sexta-feira (05) pelo prefeito Rafael DinizDivulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — Uma dívida de anos do município com a população da Baixada Campista foi quitada na sexta-feira, quando o prefeito Rafael Diniz inaugurou as novas instalações da Unidade Pré-Hospital (UPH) São José, no distrito de Goytacazes. Uma demanda que se arrastava havia 8 anos, quando a reforma da unidade se iniciou em 2011, com promessa de finalização para 2013. Duas administrações depois, o hospital foi entregue a uma região de 75 mil habitantes, que enfrentavam os problemas de uma estrutura envelhecida e equipamentos defasados.
“É um grande sonho da Baixada Campista, hoje entregue, equipado com o que há de melhor”, discursou Diniz, que destacou as dificuldades da nova realidade da cidade, com a queda nas receitas provenientes, principalmente, dos royalties do petróleo. “Esta obra foi concluída com todo o esforço da gestão”.
Publicidade
O secretário de Saúde (à esquerda), Abdu Neme, cumprimenta o prefeito de Campos, Rafael Diniz, durante a inauguração das novas instalações da UPH São José - Divulgação prefeitura de Campos
As portas das novas instalações foram abertas oficialmente depois de alguns adiamentos. A primeira data foi em fim de maio, e depois para 25 de junho, mas a necessidade de aguardar a chegada de máquinas e mobiliário forçou a inauguração para o último dia 5. Uma espera justificável e recompensada, julga Abdu Neme, secretário municipal de Saúde.
Publicidade
“Fizemos questão de entregar a UPH São José quando estivesse em plenas condições de atendimento. Agradeço a todos que estiveram empenhados no projeto, tenho certeza que toda a população da Baixada Campista irá fazer um bom uso do São José”, comentou.
O São José estava em funcionamento, mas em condições precárias e carente de equipamentos adequados para realizar os atendimentos de forma adequada. Sem contar os riscos estruturais do antigo prédio. Em maio, no período das chuvas, o revestimento do teto do banheiro da enfermaria feminina cedeu, sem feridos.
Publicidade
Novos equipamentos e estrutura da UPH São José, em Goytacazes, prometem desafogar também os grandes hospitais da cidade de Campos - Divulgação prefeitura de Campos
A nova unidade ocupa uma área de 2.700 m², num edifico de dois pavimentos, com 10 consultórios ambulatoriais, cinco consultórios de emergência e 35 leitos de enfermaria — 29 de adultos e seis de pediatria.
Além do espaço físico, as novas máquinas e instrumentos vão permitir consultas e exames modernos em múltiplas especialidades: Dermatologia, Cardiologia, Urologia, Oftalmologia, Angiologia, Nefrologia, Ortopedia, Pediatria, Reumatologia, Proctologia, Clínica Médica, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Hematologia.

Publicidade
“Essa estrutura vai garantir o melhor atendimento possível. Vamos evitar que muita gente procure os grandes hospitais da cidade. É fundamental ter uma unidade referenciada na Baixada”, comemorou o cardiologista Fabrício Bayer.
Novos equipamentos e estrutura da UPH São José, em Goytacazes, prometem desafogar também os grandes hospitais da cidade de Campos - Divulgação prefeitura de Campos
Publicidade
Já no sábado, o novo São José recebia seus primeiros pacientes, com a transferência de 20 pessoas das instalações antigas. “As novas condições mudaram a nossa realidade. Não tinha estrutura para pacientes, nem conforto para nossos acompanhantes”, elogiou o empregado pecuarista Pedro Paulo Azevedo, 62 anos, um dos transferidos.
A nova unidade do São José já recebe os primeiros pacientes e seus acompanhantes, em melhores condições - Bárbara Lemos/Divulgação prefeitura de Campos
Publicidade
A informatização de todo o sistema de atendimento e acolhimento dos usuários é outro ponto relevante. O conforto da equipe médica e dos demais funcionários também foi lembrado, com a construção de refeitório, dormitórios e um miniauditório para palestras e cursos.