O Mobi Campos é um aplicativo que monitora todas as linhas de ônibus da cidade, e facilita a fiscalização e o planejamento dos deslocamentos do usuários - Rafael Peixoto/Divulgação prefeitura de Campos
O Mobi Campos é um aplicativo que monitora todas as linhas de ônibus da cidade, e facilita a fiscalização e o planejamento dos deslocamentos do usuáriosRafael Peixoto/Divulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — O novo sistema de transporte público de Campos começou seu período de transição na segunda-feira. Seu sucesso ainda está em aberto, mas um elemento crucial nesse processo será o Mobi Campos, aplicativo de monitoramento em tempo real de todas as linhas que circularão pelo município. Desde sexta-feira, quando foi lançado, foram registrados mais de 25 mil downloads do programa para aparelhos móveis. E quanto mais pessoas usarem, mais eficiente o Mobi, e por consequência o novo sistema de mobilidade urbana, será.
O Mobi acompanha em tempo real a movimentação das linhas de ônibus, o que permite que o usuário planeja melhor o seu deslocamento pela cidade, para ir ao trabalho, ou a passeio. Não há, por exemplo, a necessidade de se ficar vários minutos no ponto de ônibus, pois é possível observar onde se encontra o próximo veículo e quando ele deverá passar pelo local de embarque.
Publicidade
“Pelo Mobi a população tem a localização dos pontos de ônibus no caminho e até mesmo a malha cicloviária da cidade. O uso do aplicativo traz mais conforto aos passageiros”, destaca Felipe Quintanilha, presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte. “O app vem somar ao novo sistema que organiza as linhas da cidade, porque nele estarão os ônibus e também as vans e micro-ônibus das linhas distritais”.
Quintanilha se refere à organização do novo sistema, no qual os ônibus tracionais terão exclusividade no transporte dentro do raio mais central de Campos, cabendo às vans e micro-ônibus fazer a conexão com os distritos e regiões mais afastadas do núcleo urbano.
Publicidade
Por enquanto, o aplicativo monitora apenas as linhas de ônibus, até porque o transporte alternativo está em período de adaptação para voltar a circular plenamente. Gradativamente, eles serão adicionados ao Mobi, que ainda está disponível apenas para a plataforma Android ou pelo navegador da internet no endereço http://mobi.ucam-campos.br/app, podendo ser acessado por aparelhos móveis com qualquer sistema operacional.