O prefeito de Campos, Rafael Diniz (de camisa azul claro), inaugurou as novas instalações da UBS de Custodópolis, ao lado do secretário de Saúde Abdu Neme - Divulgação prefeitura de Campos
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (de camisa azul claro), inaugurou as novas instalações da UBS de Custodópolis, ao lado do secretário de Saúde Abdu NemeDivulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — A primeira de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que passam por reformas e aprimoramento foi entregue nesta quinta pelo prefeito Rafael Diniz, em Custodópolis. A UBS atende em média 3,5 mil pessoas, dentro da Rede de Atenção Básica, que é o primeiro contato do paciente com o sistema público de saúde, para eventual encaminhamento a unidades hospitalares maiores.
“É sempre importante oferecer uma estrutura melhor e mais digna para a população e para o servidor. O investimento na atenção básica, quando é feito de forma correta, ajuda a desafogar os hospitais da rede”, comentou Diniz.
Publicidade
A UBS de Custodópolis, em Campos, passou por reforma e ampliação. Outras nove unidades de atendimento básico também estão recebendo melhorias - Divulgação prefeitura de Campos
A UBS de Custodópolis passou por melhorias na sala de triagem, farmácia, sala de administração, copa, área de serviço, além de ganhar um banheiro para pessoas com deficiência. Lá, o cidadão recebe o primeiro tratamento em clínica geral, pediatria e ginecologia, serviços de enfermagem, vacinação, testes rápidos de gravidez, HIV e demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de atendimento odontológico.
Publicidade
“A reforma e ampliação das UBSs era algo muito esperado pela população”, disse o secretário de Saúde, Abdu Neme. “É uma satisfação muito grande levar uma estrutura ainda mais qualificada para o atendimento da população”.
A UBS de Custodópolis, em Campos, passou por reforma e ampliação. Outras nove unidades de atendimento básico também estão recebendo melhorias - Divulgação prefeitura de Campos
Publicidade
As outras noves unidades a serem entregues com novas instalações são Patronato São José (Lapa), Félix Miranda (Parque Guarus), IPS, Ribeiro do Amaro, Parque Prazeres, Dores de Macabu, Saturnino Braga, Jóquei e Ponta da Lama. Elas servem a cerca de 16 mil pessoas mensalmente. O custo total das obras foi de R$ 1,3 milhão, recursos obtidos por emenda parlamentar.
A subsecretária de Atenção Básica, Cíntia Ferrini, frisou os efeitos positivos em cadeia que uma boa estrutura nas UBS tem em todo o sistema de saúde. “Os pacientes bem atendidos nessas unidades evitam superlotação nos hospitais”.