O prefeito Rafael Diniz (à direita, ao centro) assina termo de construção de usina de geração de energia solar com secretários e representantes de empresas - Divulgação prefeitura de Campos
O prefeito Rafael Diniz (à direita, ao centro) assina termo de construção de usina de geração de energia solar com secretários e representantes de empresasDivulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — Cerca de R$ 2 bilhões em investimentos e mais de três mil empregos. Esse são os ambiciosos números que o prefeito Rafael Diniz espera atingir com a construção de uma usina de geração de energia solar em Campos. A assinatura do compromisso foi feita na quinta, na sede da prefeitura, com representantes das empresas Amazonica Energy e E4 Brasil, que estabelece o acordo para a instalação do empreendimento no município.
“Temos o compromisso de trazer bons investimentos para a cidade, para avançarmos na geração de empregos e no desenvolvimento regional”, disse Diniz.
Publicidade
O projeto prevê uma usina com capacidade para produzir 200 megawatts de energia limpa, para atender mais de 600 mil residências. O complexo também terá um terminal de gás natural liquefeito (GNL) para alimentar clientes industriais. Além das três mil vagas diretas esperadas, são estimadas outros sete mil postos de trabalho indiretos.
“Falamos de energia limpa para atender não só o município de Campos, como também São Francisco do Itabapoana, São João da Barra e Quissamã. E trazer economia e sustentabilidade para a região”, observou Marcelo Araújo, diretor executivo da Amazonica Energy.
Publicidade
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha, projeta investimentos na casa dos US$ 500 milhões, e ressalta que a instalação da usina de geração de energia fotovoltaica vai preparar o terreno para a chegada de outras indústrias.
“A atuação do prefeito para a viabilização do anel viário permitiu a chegada desses investidores”, apontou Edmar Borralho, diretor de negócios da E4 Brasil. “Trazemos energia limpa, de qualidade, que possibilitará a atração de diversos empreendimentos”.