O Rio Paraíba do Sul deve atingir 10m nesta sexta. A cota de transbordo é de 10,40m - Divulgação Defesa Civil
O Rio Paraíba do Sul deve atingir 10m nesta sexta. A cota de transbordo é de 10,40mDivulgação Defesa Civil
Por O Dia
Campos — Aprovado em outubro, o primeiro curso de doutorado do Instituto Federal Fluminense (IFF) começa a ganhar vida na segunda, dia 6, quando abrem as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro). O inédito curso será oferecido no IFF Campos Centro, ainda neste primeiro semestre. O período para se candidatar a uma vaga acaba em 1º de março.
O doutorado possui duas linhas de pesquisa: Modelagem para Meio Ambiente Aplicada em Recursos Hídricos e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada em Recursos Hídricos. Podem participar da seleção os portadores de diploma de mestrado obtido em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Publicidade
“Esse doutorado é um curso muito aguardado por nós do IFF, elaborado com muita dedicação e parcerias”, comemora Simone Vasconcelos, diretora de pós-graduação do IFF. “Tenho certeza que este curso contribuirá de forma efetiva para toda comunidade, possibilitando soluções tecnológicas para uma área vital”.
O processo seletivo será constituído por duas etapas: análise do currículo Lattes e do projeto de pesquisa; e entrevista de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada entre os dias 17 e 19 de março.
Publicidade
Além de destacar a importância para a instituição a abertura de um curso de doutorado, permitindo uma formação completa dos alunos, o reitor do IFF, Jefferson Manhães, ressalta que o objeto de estudo em questão será o principal tema de debate e preocupação deste século.
“A água é hoje o grande patrimônio e maior desafio para a humanidade. Pensar os recursos hídricos é fundamental para a agricultura, indústria, para a sobrevivência humana e para os desafios de conciliar interesses tão grandes que dependem desses recursos”, diz Jefferson.
Publicidade
As inscrições devem ser feitas em www.inscricoes.iff.edu.br. A taxa, no valor de R$ 60,00, precisa ser paga até o dia 2 de março, em qualquer agência do Banco do Brasil. Os pedidos de isenção podem ser feitos de 20 de janeiro a 14 de fevereiro, das 9 às 19h, no setor de Protocolo doCampusCampos Centro.